Preço da passagem aérea aumentou 122% em um ano, aponta pesquisa

redacao@aloalobahia.com

De acordo com levantamento feito pelo Conselho de Turismo da FecomercioSP, o preço das passagens aéreas aumentou 122,4% em um ano. Além disso, os serviços ligados ao Turismo estão 41,39% mais caros, em comparação ao ano de 2021. O estudo tem como base dados do IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O estudo aponta que, entre os fatores que influenciam para o encarecimento do valor dos bilhetes, estão o aumento do querosene de aviação e do dólar, além da limitação do aumento da oferta de assentos e da dificuldade de recomposição de mão de obra. A inflação atingiu negativamente ainda itens como pacotes turísticos e hospedagem.

“A ausência de políticas claras para evitar a elevação das tarifas aéreas, por exemplo, cria outro problema sério: parte dos recursos movimentados pelos turistas – saindo das regiões de maior concentração de renda e permitindo o aquecimento da economia em destinos menores – acaba ficando ainda mais concentrada, levando à retração e ao desemprego nas regiões onde o Turismo mais faz a diferença”, pontua Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP.

 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias