Praia da Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, é novamente premiada pelo Programa Bandeira Azul

redacao@aloalobahia.com

A Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador (BA), foi mais uma vez premiada com a certificação internacional Bandeira Azul, o mais importante programa de gestão socioambiental de praias, marinas e embarcações de turismo do mundo.
 
A premiação se renova todos os anos na véspera da temporada de verão e é simbolicamente representada pelo hasteamento de uma bandeira azul no local premiado. O processo de aprovação se inicia com um Júri Nacional, composto pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do país, e depois é deliberado por um Júri Internacional que dá o veredito final.
 
O Programa promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas e desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), o Bandeira Azul se consolidou como um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido em diversos continentes.
 
Para tornar possível a certificação da Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, a Fundação Baía Viva em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da comunidade local, faz um amplo trabalho de adequação e preservação. Neste sentido foram realizadas, por exemplo, melhorias na acessibilidade, requalificação dos banheiros e dos comércios de praia, implantação de sinalização ambiental. 
 
Em breve, a Ilha dos Frades deve ganhar uma segunda Bandeira Azul com a certificação da Praia da Viração. O processo já está em fase piloto e deve se concretizar já na próxima temporada. “Ter uma segunda praia certificada na Ilha dos Frades representa a maior conquista socioambiental da Baía de Todos os Santos nos últimos dez anos. Isso é de uma importância enorme porque consolida a expansão das boas práticas na região e o nosso compromisso em fazer com que isso se perpetue”, nos disse Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva.
isasbelapraia-alo-alo-bahia
As belezas da Praia da Ponta de Nossa Senhora
 
A praia fica no extremo sul da Ilha dos Frades, é uma das mais bonitas do arquipélago e está inserida na APCP (Área de Proteção Cultural e Paisagística, da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe).
 
Um dos principais atrativos do local é a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída pelos portugueses no alto do cume e totalmente restaurada pela Fundação Baía Viva, em 2007. O projeto incluiu também a reconstrução da escadaria que dá acesso à igreja e a instalação de um mirante, de onde se descortina uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos.
 
É na Praia de Ponta que fica também o famoso Restaurante da Preta, da chef Angeluci Figueiredo, que com sua gastronomia baiana de altíssima qualidade atrai admiradores que vão à Ilha somente para provar suas delícias. Em 2020 Preta inaugurou também a Pretoca Pousada, com conceito diferenciado e charme bem ao estilo da Ilha.
eeeeeee
Outro destaque da Praia de Ponta é a Eco Pousada Recanto da Lu que reuniu arquitetos e designers para assinar os projetos dos 11 gazebos de madeira que compõe a pousada. Antigamente o local funcionava como camping, mas contou com apoio da Fundação Baía Viva para se adaptar às novas regulamentações de preservação ambiental da Ilha e tornou o negócio sustentável e não poluente. O resultado é surpreendente e chama atenção pela originalidade.
 
Nos próximos meses, mais novidades gastronômicas aportarão na Praia de Ponta de Nossa Senhora. Juli Holler e o chef espanhol José Morchón - proprietários do badalado La Taperia no bairro do Rio Vermelho- devem inaugurar uma versão do La Taperia voltada para a cozinha de brasa. Outra novidade é o Restaurante Bottino, primorosa cozinha italiana do chef Claudio Bottino, com previsão de abertura para o início de 2022.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 
Fotos: Rui Rezende e Moises Dantas. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias