Posse de Gilberto Gil na ABL: saiba o dia e horário em que baiano se tornará imortal

redacao@aloalobahia.com

A imortalidade tem hora para começar. Está marcada para o dia 8 de abril, uma sexta-feira, a posse do cantor e compositor baiano Gilberto Passos Gil Moreira na Academia Brasileira de Letras (ABL). 

O ex-ministro da Cultura foi eleito no dia 11 de novembro de 2021 para ocupar a cadeira de número 20 da entidade, vaga após a morte do advogado e jornalista Murilo Melo Filho (1928-2020). Gil recebeu 21 dos 34 votos válidos.

“A Academia Brasileira de Letras tem a honra de convidar V.S.ª para a posse do Senhor Gilberto Gil, que será recebido pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A solenidade terá início às 21 horas, do dia 8 de abril de 2022, sexta-feira, no Salão Nobre da ABL, no Petit Trianon”, avisa o convite para o evento, que recomenda traje passeio completo.

A ABL preferiu realizar as cerimônias de posse de seus novos membros com intervalos de um mês, aproximadamente. A de Fernanda Montenegro será já nesta sexta-feira (25/3), e a do médico Paulo Niemeyer Filho, no dia 27 de maio.

Na capa do disco "Gilberto Gil", de 1968, o artista soteropolitano aparece, numa aparente provocação, usando uma roupa semelhante ao fardão da ABL. A indumentária de lá, possivelmente, tenha valor simbólico maior que a nova indumentária, mas esta também é bastante valiosa. Um fardão chega a custar uns R$ 70 mil. 

No caso de Gil, ele será desenhado pelo figurinista Marcelo Pies, e vai ser bancado financeiramente (doado, portanto) pela UBC e pela Sony Music Publishing, de acordo com a coluna de Ancelmo Gois, no O Globo.

NOTAS RECENTES