Pós-graduação da UFBA supera metas e melhora em todas as áreas, indica avaliação quadrienal da Capes

redacao@aloalobahia.com

A pós-graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA) melhorou em qualidade e abrangência, com avanços significativos em todas as áreas do conhecimento, entre 2017 e 2020, conforme os dados preliminares da Avaliação Quadrienal da Capes recém-divulgados.

Dos 85 programas avaliados - ante 72 no quadriênio anterior, uma expansão de 18% do total de programas -, 24 (28,2%) melhoraram suas notas, enquanto somente 9 (10,5%) registraram decréscimo. As notas ainda não são definitivas, já que os programas têm prazo até 03 de outubro para interpor recursos para revisão das pontuações. 

Os dados foram divulgados com atraso de mais de um ano, por conta de uma ação judicial movida pelo Ministério Público Federal (MPF) - na ocasião, a UFBA defendeu a manutenção da avaliação, por entender ser este um importante instrumento de fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação feitas no Brasil.

De acordo com os dados preliminares da avaliação da Capes, a UFBA passa de 75% a 79% de seus programas de pós-graduação (PPGs) com notas 4 e 5 (respectivamente 51%, equivalente a 43 programas, e 28%, ou 24 programas) na escala da agência, que vai de 3 a 7. Em relação ao quadriênio anterior, são 13 programas a mais integrando essa faixa, sendo 10 PPGs a mais com nota 5 (totalizando 24) e 3 PPGs a mais com nota 4 (totalizando 43).

O total de programas com nota 6 subiu de 4 para 6, e a nota 7 manteve-se com 1 PPG na UFBA. E um dado importante: somente 13% (11 PPGs) dos programas de pós-graduação da UFBA ficaram com a nota mínima (3), o menor percentual da série histórica desde 2001.

Mantidos esses resultados após o julgamento dos recursos, a UFBA terá superado duas importantes metas traçadas em seu Plano de Desenvolvimento Institucional: ampliar em mais de 50% o número de PPGs com nota igual ou superior a 5, já que, com o salto de 19 para 31, a Universidade atinge 63,16% de melhoria; e ampliar para 4,2 o escore médio das notas de todos os PPGs da UFBA, indicador superado com folga pela média global de 4,33 atingida na avaliação.


Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES