População de idosos residentes no Brasil aumenta 39,8% em 9 anos

redacao@aloalobahia.com

O Brasil registrou um contingente de cerca de 31,23 milhões de pessoas com 60 anos ou mais residentes no país em 2021, o que representa 14,7% da população total. Os dados são de um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgada nesta sexta-feira (22). Nos últimos nove anos, o contingente de idosos residentes no Brasil aumentou 39,8%.

De acordo com o analista do IBGE, Gustavo Fontes, os números populacionais foram estimados de forma amostral e que, com a realização do censo demográfico neste ano, será possível fazer uma revisão melhorando a precisão dos resultados.

A pesquisa aponta ainda uma tendência de queda na proporção da população mais jovem. Em 2012, 49,9% dos residentes no Brasil tinham menos de 30 anos. Já no ano passado, este percentual caiu para 43,9%. O país registra, atualmente, cerca de 131,93 milhões de residentes com menos de 30 anos, 5,4% a menos do que em 2012.

"As maiores taxas de reduções no contingente populacional foram estimadas para os grupos que compreendiam as pessoas de 10 a 13 anos e de 14 a 17 anos de idade. Ambos registraram diminuição de 12,7% no período", aponta o levantamento do IBGE.


Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias