PIB baiano avança 0,9% no quarto trimestre mas fecha 2020 com queda de 3,4%, aponta SEI

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou, nesta sexta-feira (12), um levantamento que aponta o avanço de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia no quarto trimestre de 2020 na comparação com o terceiro trimestre. Mesmo assim, o acumulado no ano foi de -3,4% quando comparado a 2019. O resultado de 2020 do PIB da Bahia ficou acima do nacional, que apresentou queda de 4,1%.

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, explicou que o resultado é um reflexo da paralisação total ou parcial de atividades econômicas no estado, bem como dos impactos negativos da recessão da economia brasileira provocada pela pandemia da Covid-19.

Puxando o índice para cima, a agropecuária baiana cresceu 12,4% nos meses de outubro, novembro e dezembro. O setor industrial baiano também obteve taxa de crescimento positiva de 1,7% Já o setor de serviços, que representa aproximadamente 69% do PIB estadual, registrou retração de 4,8%. A economia baiana fechou 2020 com o PIB totalizando R$ 303,3 bilhões.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias