Pessoas com tipo sanguíneo A correm mais risco de AVC precoce, aponta estudo

redacao@aloalobahia.com

Um estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Maryland, nos Estados Unidos, mostrou que o tipo sanguíneo pode influenciar no risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) precoce. Pessoas que apresentam tipo A possuem maior chance de ter a doença antes dos 60, segundo a pesquisa da revista científica Neurology.

 

Os pesquisadores avaliaram 48 estudos sobre genética e acidente vascular cerebral isquêmico, que são causados por um bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro. No total, o trabalho incluiu 17 mil pacientes com AVC e aproximadamente 600 mil controles saudáveis, que nunca sofreram o problema.

 

Os resultados mostraram que as pessoas com sangue tipo A tinham um risco 16% maior de ter um AVC precoce. Por outro lado, aqueles que tinham sangue tipo O tiveram um risco 12% menor de ter o problema.

 

O estudo também comparou pessoas que tiveram derrame antes e após os 60 anos. Os resultados mostraram que ser ou não do grupo sanguíneo tipo A não faz diferença após a marca dos 60. Aliás, essa segunda análise mostrou que pessoas com sangue tipo B eram cerca de 11% mais propensas a ter um AVC em qualquer idade, em comparação com o grupo de controle.

 

Foto: Reprodução/Free Pik. Também estamos no @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias