Pesquisa revela que 60% dos passageiros das periferias de Salvador aumentaram o uso de carro por aplicativo

Moradores das periferias de Salvador estão utilizando o transporte por aplicativo com maior frequência para evitar aglomerações e contaminação pelo coronavírus no deslocamento. Segundo pesquisa realizada pela 99, este aumento foi de 60% durante a pandemia.

O levantamento aponta que quase um terço dos entrevistados não conseguiu cumprir o isolamento social no período de quarentena e precisou sair todos os dias para trabalhar. Outros 34% afirmaram já ter voltado efetivamente para as ruas nos últimos três meses, o que representa mais de 63% das pessoas já se deslocando pela cidade.

Para enfrentar essa jornada, muitos deles optaram pelo uso do app da 99, resultando em um aumento de 9% nas viagens realizadas pelo quartil mais pobre da cidade. Por outro lado, ainda entre os meses de fevereiro e agosto, as corridas feitas pela parcela mais rica caiu 44% - o que pode ser explicado pela possibilidade das pessoas com maior poder aquisitivo poderem aderir ao home office.

A pesquisa "Como as periferias se reconectam com a cidade" foi realizada no final de julho pela 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana. A empresa investigou a mobilidade urbana durante a pandemia nos bairros periféricos de seis capitais brasileiras e identificou mudanças de comportamento entre os passageiros. Em Salvador, foram entrevistados usuários de aplicativos nas regiões Cajazeiras e Liberdade/São Caetano.

"Antes da pandemia, a maioria das nossas corridas já ocorriam fora do centro expandido. Diante de um impacto econômico e social tão grande, vimos a demanda nas regiões periféricas crescer ainda mais. O aumento de viagens realizadas pelos quartis mais pobres das cidades é uma tendência por todo o Brasil. E, por isso, estamos focados em garantir soluções acessíveis e seguras para todos", explica a diretora de Comunicação da 99, Pâmela Vaiano.
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias