Perspectivas para 2019 e otimismo marcam o painel sobre o cenário político na Convenção da Ademi-BA

Os desafios e possíveis caminhos que o setor imobiliário deve percorrer no cenário político 2019: esse foi o tema central do painel realizado, neste sábado (08),  no terceiro dia do Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI), da 29ª Convenção Anual da Ademi-BA, que está acontecendo no Tivoli Ecoresort Praia do Forte. O momento teve a participação do cientista político Leonardo Barreto e do diretor nacional de jornalismo da Rede Bandeirantes de Comunicação, Fernando Mitre.
 
Mediados pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, os palestrantes compartilharam suas impressões e perspectivas para o novo Governo Federal. “Como a construção vai conversar com esse governo que tem trazido uma abertura econômica e competitiva? É importante que seja feita uma transição das bases econômicas. Por isso, as lideranças empresariais e representantes do governo devem conversar”, relata Barreto, especialista em comportamento eleitoral e instituições governamentais.
 
Ele destacou ainda que os empresários devem analisar quanto custa investir em outros países, comparando com o valor empregado no Brasil e levando essa diferença para o governo. “Isso é importante para o processo de abertura econômica”, completa. Nesse cenário, a expectativa é que a economia brasileira cresça 1,4% em 2019.  
 
Mitre deu prosseguimento ao painel relatando sua experiência acompanhando debates e campanhas eleitorais durante sua trajetória no jornalismo. “A mudança de pensamento do cidadão criou esse quadro político atual no país. O antigo modelo está sendo rejeitado e o novo está tentando nascer. A partir de agora, precisamos que as perspectivas para 2019 fiquem claras. Planejar a articulação política dentro desse novo jogo é essencial. A segurança jurídica, a confiança e o crédito são questões que devem fortalecer a economia a partir do próximo ano”, compartilhou o diretor da Band.
 
O presidente da CBIC aproveitou para dizer que o setor imobiliário é a grande âncora para o desenvolvimento do Brasil e citou alguns pontos essenciais para esse fortalecimento, a exemplo do crédito para pequenas e médias empresas, além do incentivo ao programa Minha Casa Minha Vida. “Esperamos que, logo no primeiro ano do novo governo, os empregos sejam retomados e cresçam”, destacou Martins. O presidente da Ademi-BA, Claudio Cunha, concluiu as apresentações da manhã destacando que esse é um momento de oportunidades. “As coisas precisam mudar. O nosso negócio voltou e estaremos mais fortes e produtivos em 2019”.
 
Fotos: Sérgio Figueiredo. Siga o insta @sitealoalobahia.

 

NOTAS RECENTES