4 Oct 2022
Pela terceira vez, Aeroporto de Salvador é reconhecido internacionalmente como “aeroporto verde”

O reconhecimento tem como objetivo promover as melhores práticas ambientais para minimizar o impacto da aviação no meio ambiente e foi obtido por meio da apresentação do projeto de Compostagem Acelerada. Implantado em 2022, no Salvador Bahia Airport, ele foi uma forma encontrada de dar uma destinação mais adequada aos resíduos orgânicos, que se tornam matéria-prima para a geração de água de reuso. Até 68 mil litros de água podem ser economizados por mês.
Como funciona - Resíduos de alimentos, como frutas, legumes, verduras, entre outros, são processos em uma composteira, com tecnologia exclusiva de biodigestão da Bioconverter, e transformados em efluente. Após isso, o líquido é enviado para a Estação de Tratamento de Efluentes, onde é gerada a água de reuso, que é usada para descarga nos sanitários e torres de resfriamento.
“Dentro da VINCI Airports, somos estimulados o tempo todo a buscar novas soluções para reduzir nosso impacto ambiental e pegada de carbono. A Compostagem Acelerada é uma solução excelente, já que ao mesmo tempo contribui para reduzir o consumo de água potável e a geração de gases do efeito estufa”, avalia Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport.