Pedro Arapiraca conquista ouros inéditos para a Bahia no wrestling nos JEBs

redacao@aloalobahia.com

Lutando artes marciais há dez anos, o atleta baiano Pedro Vinicius Arapiraca de Oliveira, de 13 anos, trouxe para casa duas medalhas inéditas de ouro nas modalidades luta olímpica livre e greco-romana, conquistadas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), a principal competição escolar do país.

Natural de Riachão do Jacuípe, e atualmente morando em Feira de Santana, Pedro Arapiraca deu à Bahia os dois primeiros ouros do wrestling na história de mais de 40 anos dos JEBs. O evento ocorreu no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, e reuniu mais de 6 mil estudantes de 12 a 14 anos.

Oriundo do judô e jiu-jitsu, Pedrinho foi convidado de última hora pela Federação Baiana de Luta Olímpica para representar o estado. Aluno do Colégio Gênesis, de Feira, ele teve apenas duas semanas de treino para se adaptar à modalidade de luta olímpica. Sem as roupas tradicionais — uniforme de malha e botas — lutou descalço e com veste emprestada de um colega.

Os treinos foram conduzidos com a ajuda de Mestre Jay, pai de Rebeca Braz, 12, jovem baiana, natural de Feira, que também medalhou nos JEBs, levando bronze no wrestling. Rebeca representou o Colégio Anísio Teixeira. 

"O wrestling foi um esporte que, logo de cara, me identifiquei bastante. Fiz vários amigos depois das lutas, eles me falaram de onde eram, contaram as histórias deles. Nesse contato, aprendi várias coisas, não só novas técnicas, mas a dividir a área de luta com eles. Trazer esses ouros inéditos é representar muito bem minha cidade, meu colégio e meu estado, e todas os jovens que sonham em participar desse evento", disse Pedrinho.

Em dois dias de jogos, Pedro teve oito lutas na categoria leve, de 44kg a 48 kg. Na primeira tarde de competição, ele ganhou de atletas do Amazonas, Amapá, Goiás e Pará. Na segunda, em mais quatro lutas, derrotou oponentes do Amapá, Amazonas, Ceará e Paraíba. Pedro compete pelas academias CT Kamui (jiu-jitsu), Do Nintai (judô), ambas de Feira de Santana, e Judô Paulo Fraga, de Lauro de Freitas.

Pedro Arapiraca sonha em ser atleta olímpico pelo judô, outra modalidade em que também vem se destacando. Em 2019, se consagrou Campeão Brasileiro Regional de Judô (BA, ES, MG, RJ), vice-campeão brasileiro de jiu-jitsu e campeão sul-americano de jiu-jitsu na categoria infantil. Com informações do Jornal Correio.
 

Foto: Acervo pessoal. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias