Pedidos de ajuda de imigrantes em Portugal para retorno ao Brasil bateram recorde em 2022

redacao@aloalobahia.com

O número de brasileiros em Portugal que solicitaram auxílio para retornar ao Brasil em 2022 bateu recorde. A informação, divulgada pelo jornal O Globo, é da Organização Internacional para as Migrações, que faz parte da ONU e tem um sistema que ajuda estrangeiros a voltarem para seus países de origem. 

Foram 913 pedidos de auxílio para voltar ao Brasil, de um total de 1.051 inscrições. Das 394 pessoas que deixaram efetivamente Portugal no ano passado, 350 retornaram ao Brasil. 

Sobre o alto índice de brasileiros, o chefe da Missão Internacional para as Migrações em Lisboa, Vasco Malta, disse, em entrevista à agência de notícias portuguesa Lusa, que ele pode se justificar por este público ter mais ciência sobre o programa. Mas ele não ignora que os brasileiros têm sido bastante afetados por problemas relativos ao mercado de trabalho e acesso à habitação. 

"Aquilo que eu destacaria também em 2022 [...] é o número de casos vulneráveis, isto é, estamos a falar de um número muito significativo de pessoas que nos chegaram em 2022, na última linha, situações de sem abrigo, de violência doméstica, de tráfico de seres humanos", disse Vasco ainda à agência de notícias.


Fotos: Alexander Spatari/Getty Images.Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias