3 Mar 2022
Parque Histórico Castro Alves celebra aniversário de patrono com exposições
Os 175 anos de nascimento do poeta Castro Alves serão comemorados com duas exposições, montadas em locais que fizeram parte da vida dele. Em Cabaceiras do Paraguaçu, o Parque Histórico Castro Alves, instalado na fazenda onde ele nasceu, recebe a exposição ‘Eterna Primavera’. A mostra entra em cartaz em 14 de março, dia do aniversário do poeta. Já em Salvador, a Casa de Castro Alves, sua moradia quando tinha 8 anos, abriga a exposição itinerante ‘Na Trilha do Poeta’ entre 4 e 11 de março.
‘Na Trilha do Poeta’ apresenta a vida e a obra de Castro Alves por meio de fotos, ilustrações, informações e trechos de poemas. Na mostra, são abordados sua origem, a família, os primeiros versos, os amores, a presença da natureza em sua obra, seu ímpeto revolucionário, o amor pela pátria e a repercussão dos seus versos entre personalidades. A visitação acontece nos dias 4, 5, 8, 9, 10 e 11 de março, das 13h às 17h.
Já ‘Eterna Primavera’ é uma homenagem da artista Yasmine D’Oliva a Castro Alves. Inspirada na delicadeza e romantismo que também habitam a poesia dele, a artista soteropolitana e autodidata criou peças que misturam pintura e bordado. São 21 obras que retratam alguns poemas, a exemplo de ‘A Duas Flores’, ‘Quando eu morrer’, ‘A canção do africano’ e ‘O Navio Negreiro’. A visitação acontece de terça a sexta, das 10h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h.



