30 Aug 2021

Paris adota limite de velocidade de 30 km/h para carros; entenda

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Paris adota limite de velocidade de 30 km/h para carros; entenda
A prefeitura de Paris impôs limite de velocidade de 30 quilômetros por hora em todo o seu perímetro, a partir desta segunda-feira (30). Desta forma, a restrição que já se aplicava a 60% das vias da capital francesa passa a valer também nas principais ruas do anel viário e nas autoestradas.

Segundo o DW Brasil, apesar de críticas recebidas, as autoridades afirmam que a decisão está alinhada com uma pesquisa de opinião segundo a qual 59% dos parisienses aprovam o novo limite de velocidade. 

Além disso, ela atenderia também a um apelo por limites estritos nas áreas urbanas expedido em maio pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As autoridades locais anunciaram a medida em julho, como meio de aumentar a segurança no tráfego, criar mais espaço para ciclistas, reduzir o barulho e contribuir para a proteção do clima.

"A meta é reduzir o espaço tomado pelos carros, o que envolve baixar suas velocidades", explicou o vice-prefeito David Belliard.

Críticas
O limite de velocidade foi uma das promessas da prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, em sua campanha eleitoral do ano passado. 

Ela também ampliou as ciclovias e está impulsionando planos de remover 60 mil dos cerca de 140 mil estacionamentos no nível do solo da cidade.

Ainda de acordo com a DW Brasil, os críticos alegam que as novas medidas contra os automóveis criarão caos de trânsito para os residentes e para quem trafega regularmente para a capital, vindo dos subúrbios.

A associação de motoristas 40 Millions d'Automobilistes também questiona a decisão, argumentando que Paris já apresenta poucos acidentes de trânsito, com a maioria envolvendo ciclistas.

Foto: Instagram/@pariscityvision. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES