Para sacudir a poeira: confira a agenda cultural da semana

José Mion é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia.

As eleições deste domingo (2) deixaram muitos dos leitores desanimados, principalmente após os resultados inconclusivos. Mas, o Alô Alô Bahia traz algumas sugestões culturais pra que você levante, sacuda a poeira e dê a volta por cima durante a semana. São diversas opções para todos os gostos e bolsos. Aproveite!
 
* Quarta-feira, 5 de outubro:
 
Linx4e.md.jpg
O comediante Afonso Padilha volta a rodar o Brasil em seu sexto solo e apresenta em duas sessões, às 18h e às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, o stand up em que fala sobre as diferenças, conflitos e comparações entre as idade e gerações, sempre voltado a suas experiências pessoais. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
* Quinta-feira, 6 de outubro:
 
Lin3vf.jpg
A Banda Doctor Soul, formada por cinco médicos de Salvador, receberá Lazzo Matumbi, Luiz Caldas, Éric Assmar e Tuca Fernandes em show beneficente, às 20h, no Teatro Módulo, em torno do Outubro Rosa. Toda a renda será revertida para o NASPEC (Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer). Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
Lin9EX.md.jpg
A peça “O princípio de Arquimedes” é apresentada, de quinta (6) a domingo (9), sempre às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. A história se passa no vestiário de uma escola de natação infantil, onde 2 professores de natação (Rodrigo Lelis e Duda Woyda), a diretora da escola (Mariana Moreno) e o pai de um dos alunos (Jarbas Oliver) discutem o abraço e o beijo de um professor em um dos alunos. O terremoto de incertezas soterra a revelação da verdade e, no vácuo da ambiguidade, uma onda de medo e preconceitos leva a peça a um final surpreendente. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
* Sexta-feira, 7 de outubro:
 
Lin2YG.md.jpg
As rodas informais de música entre amigos viraram um projeto especial de Carolina Dieckmann, batizado de "Karolkê". O show intimista, no qual a atriz divide o palco com o músico Vinícius Feyjão, será apresentado no Teatro Jorge Amado de sexta (7) a domingo (9), às 21h, 20h e 19h. No repertório, alguns dos maiores clássicos da MPB e releituras, como “É Tão Lindo”, de Roberto Carlos; “Vamos Fugir”, de Gilberto Gil e Liminha; “É o Amor”, de Zezé Di Camargo e Luciano; e até mesmo “Show das Poderosas”, de Anitta; e “Imagine”, de John Lennon. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
Lin5TQ.md.jpg
Thiago Arancam apresenta espetáculo cheio de referências da sua trajetória, na sala principal do Teatro Castro Alves, às 21h. O show foi especialmente pensado para o público baiano. Nele, o tenor apresenta clássicos nacionais e internacionais como “New York, New York”, “La Donna è Mobile” e “E Lucaven le Stelle”, além de canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O show terá ainda uma homenagem a Andrea Bocelli, com a apresentação do clássico italiano "Con Te Partirò". Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
Lind2s.md.jpg
Sucesso na década de 1980, a Blitz completa 40 anos com turnê que passa pela capital baiana, na sexta (7) e no sábado (8), sempre às 21h, no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira, em Nazaré. A formação atual da Blitz é Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy Forghieri (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Alana Alberg (baixo), Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal). Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
LinH4n.jpg
O Cortejo Afro faz mais uma edição do Ensaio no Pátio d'A Casa Rosa, no Rio Vermelho, levando para o local o clima dos tradicionais ensaios do Centro Histórico. O show começa às 22h, trazendo no repertório composições como "Ajeumbó", "Meu Barco Vai" e "Eu Sou Preto". A casa abre às 21h com DJ, drinks e comidinhas do Puxadinho Larribar. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
Não é São João, mas é sempre bom ouvir um bom forrozinho. A 2ª edição do show #ACÚSTICO, do grupo Forró da Gota, será na Casa da Felicidade, no Rio Vermelho, às 22h. A banda se apresenta com Kalu na voz, no violão e no cavaquinho; Alexandre Espinheira na voz e na zabumba; Thiago Meota no triângulo; e Daniel Neto na sanfona. O repertório traz releituras de clássicos e achados da música nordestina e versões acústicas das músicas do próprio grupo. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
* Sábado, 8 de outubro:
 
LinTYb.md.jpg
O ator Ricardo Castro inaugura o CineTeatro, novo projeto do Circuito Saladearte, com o espetáculo solo "Filme". A produção, a oitava da Companhia de Um Homem Só, conta a história de um homem capaz de vender um cinema, seu único bem, para realizar um filme. Com humor, poesia, música e cinema, Ricardo navega com suas personagens atravessando o Atlântico, entre Brasil e Portugal. O espetáculo será apresentado no palco da Saladearte CineMAM, às 18h30. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
LinFp4.md.jpg
Sucesso durante três temporadas em Salvador, "Foi Por Esse Amor" está de volta no Teatro Sesi Rio Vermelho, aos sábados e domingos de outubro, às 21h e 20h, respectivamente. Na peça, pai e filho refletem sobre histórias e memórias unidas às narrativas de personagens do cotidiano soteropolitano, num espetáculo em que se é convocado para refletir sobre as relações, especialmente familiares. A obra perpassa pela relação entre pai (Antônio Roque) e filho (João Guisande) durante o carnaval, no estádio de futebol, na escola, entre histórias de família, infância, juventude e velhice. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
Linqj2.md.jpg
A Festa Graviola promete uma mistura bem brasileira regada a muita música, moda e culinária, a partir das 16h, no Trapiche Barnabé. Estão confirmadas as apresentações de Diggo, Nêssa, GravNave, DJ Pureza, Gabi da Oxe e da banda Braza. Inspirada nas feiras livres, a festa aposta na valorização das identidades brasileiras, misturando MPB, paggotrap, reggae/raga, rap e axé. Os ingressos estão à venda no Ticket Maker.
 
LinfTl.jpg
A tradicional Oktoberfest ganha edição em Salvador, com direito a cenografia e gastronomia típicos da Alemanha, em uma mega tenda no Salvador Shopping. A Eisenbahn será a cerveja oficial da festa, que contará com shows de Marcio Mello, Lutte, Doctor Soul e Radiomotor. O evento acontece das 16h às 23h e os ingressos estão à venda na Ticket Maker.
 
LinoG9.md.jpg
A banda SKANIBAIS leva seu baile com clássicos do ska jamaicano, mesclados a sambas, jazz, rock e outros ritmos, a partir das 19h, ao Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho.  A noite terá apresentações ainda de Edy Vox e DJ Pureza. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
LinBQS.md.jpg
Com repertório de sucessos das décadas de 1960 e 1970, a Banda Limusine leva sua descontração à Varada do Sesi Rio Vermelho, às 22h. O cantor Paulinho Caldas, a atriz e cantora Evelin Buchegger e as backing vocals Morgana d’Ávila e Luiza Prosérpio conseguem unir talento e diversão com muita música emblemática da MPB. É cobrado um couvert de R$ 50.
 
* Domingo, 9 de outubro:
 
LinnC7.md.jpg
Uma das mais importantes bandas da história da música brasileira, Os Paralamas do Sucesso apresentam, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 19h, o show "Paralamas Clássicos", em que olham para a própria história sob o filtro dos sucessos absolutos. No repertório de 31 faixas, não faltam sucessos como "Alagados", "Meu Erro", "Lanterna dos Afogados", "Aonde Quer Que Eu Vá", "Seguindo Estrelas", "Óculos" e "Ela Disse Adeus". Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
LiCyBt.jpg
Para os amantes de um bom churrasco, a segunda edição do "Churras no Pátio" acontece das 13h às 20h, na Casa Pia de São Joaquim, na Calçada, com 8 horas de open food (churrasco livre). Dez estações trarão cortes nobres como Ancho, Pork Ribs, Búfalo Wings e Costela Fogo de Chão. Os acessos estão à venda no Sympla.
 
LinAyx.md.jpg
A Varanda do Sesi Rio Vermelho vira a Varanda do Batifun, a partir das 17h, com a banda Batifun misturando o ritmo carioca com a levada baiana. No repertório, releituras do samba, hits da atualidade do cenário musical brasileiro e os grandes sucessos autorais do Grupo Batifun, como “Abana”, “Yeba” e “Batida do Coração”. É cobrado um couvert de R$ 30.
 
Fotos: Juliana Nunes (Afonso Padilha), Caio Lirio (O Princípio de Arquimedes), Shirley Stolze (Ricardo Castro), Gabriela Machado (Braza) e Divulgação/Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES