Papa Francisco nega plano de renunciar em breve

redacao@aloalobahia.com

O Papa Francisco desmentiu notícias de que planeja renunciar em futuro próximo. Ele disse que está a caminho de visitar o Canadá este mês e espera poder ir a Moscou e Kiev o mais rápido possível.
Os rumores surgiram na mídia a partir de uma conjunção de eventos, no fim de agosto, incluindo reuniões com cardeais do mundo para discutir nova constituição do Vaticano, uma cerimônia para empossar novos cardeais e uma visita à cidade italiana de L'Aquila, que poderia prenunciar uma saída.

L'Aquila está associada ao Papa Celestino 5º, que renunciou ao papado em 1294. O papa Bento 16 visitou a cidade quatro anos antes de renunciar em 2013. "Todas essas coincidências fizeram alguns pensarem que a mesma liturgia aconteceria", disse o líder da Igreja Católica. "Mas nunca passou pela minha cabeça. Por enquanto não, por enquanto não. Realmente!"

Francisco, no entanto, repetiu a posição declarada muitas vezes de que poderia renunciar algum dia se a saúde debilitada tornasse impossível dirigir a Igreja. Questionado sobre quando achava que isso poderia acontecer, disse: "Não sabemos. Deus dirá".

Em entrevista exclusiva à Reuters, em sua residência no Vaticano, Francisco também negou rumores de que tem câncer, brincando que seus médicos não lhe contaram nada sobre isso. Pela primeira vez, deu detalhes sobre a condição do joelho, que o impede de realizar algumas atividades, e contou que sofreu uma "pequena fratura" quando deu um passo em falso enquanto um ligamento estava inflamado. Na ocasião, ele afirmou ainda que não deseja uma operação no joelho por já ter sofrido efeitos colaterais negativos da anestesia geral.

 
 

NOTAS RECENTES