Os 5 melhores locais de mergulho no Brasil

Para aproveitar as férias de janeiro, o Guia Viagens Brasil, um dos mais importantes sites especializados em turismo no País, selecionou os cinco melhores locais para a prática de mergulho no litoral brasileiro. Segundo dados recentes do Ministério do Turismo, o mergulho é o segundo principal motivo de viagens feitas a lazer por estrangeiros no país (21,3% da preferência dos visitantes), seguido pela procura por sol e praia (64,2%). 

“Do arquipélago Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco, passando pela Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro até a Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina, são vários pequenos paraísos escondidos embaixo d’água que podem ser desbravados”, afirma o fotógrafo Ricardo Junior, fundador do Guia Viagens Brasil.

1 - Ilha do Arvoredo (SC): No litoral de Santa Catarina, a Ilha do Arvoredo é o local mais procurado para mergulho no sul do Brasil. Faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que possui outras quatro ilhas.

2 - Guarapari (ES): Guarapari, no litoral do Espírito Santo, é outro ponto excelente e muito procurado por mergulhadores no Brasil. Por lá existe a maior diversidade de peixes de recifes do país, com 220 espécies identificadas. 
 
3 - Fernando de Noronha (PE): Fernando de Noronha é um arquipélago distante 543 km do litoral de Pernambuco. Possui 21 ilhas e é considerado um dos melhores lugares do mundo para prática do mergulho, devido, principalmente, a temperatura da água do mar por volta de 28ºC. 

4 - Arraial do Cabo (RJ): Na costa fluminense, o Arraial do Cabo é o lugar preferido pelos mergulhadores. As águas são profundas e apresentam, constantemente, baixas temperaturas, em torno de 15 ºC. Entretanto, são nestas condições que muitas espécies preferem viver, como é o caso de cavalos-marinhos, tartarugas e arraias. 
 
5 - Abrolhos (BA): Na Bahia, a 75 quilômetros da costa a partir da cidade de Caravelas, o Parque Nacional de Abrolhos foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil, criado em 1983, para preservar a biodiversidade local. É considerado um dos melhores pontos de mergulho do País, pois possui águas translúcidas e é o habitat de mais de 19 espécies de corais, algumas endêmicas da região, e cerca de 95 tipos de peixes, que coloridos enfeitam o ambiente subaquático baiano.

Foto: reprodução.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias