Oeste da Bahia deverá ganhar polo sucroalcooleiro com 11 fábricas

Com objetivo de tornar a Bahia autossuficiente na produção de etanol e açúcar, começa a sair do papel a ideia de criar um polo sucroalcooleiro no oeste do estado, nas cidades de Barra, Xique-Xique e Muquém do São Francisco. A primeira empresa a se instalar por lá será do grupo pernambucano Sergio Paranhos. A previsão é que essa indústria esteja funcionando em meados do ano que vem. Além disso, o polo deverá receber mais 10 unidades fabris até 2025.
 
“Além de levar desenvolvimento para a região, uma das mais pobres da Bahia, e gerar receita, o novo polo industrial deverá contribuir a pauta de exportações do estado”, diz João Leão, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico. Pelas redes sociais, ele também anunciou que, visitou o local, com uma comitiva de executivos da Bevap Bioenergia, empresa que assinou protocolo de intenções para investir na região.
 
 A expectativa é que o novo polo industrial seja capaz de gerar 11% da receita do estado. Atualmente, a Bahia precisa adquirir 85% do etanol que utiliza de usinas instaladas em outros estados, principalmente em São Paulo.
 
Foto:  Eduardo Tito/GOVBA. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias