27 Mar 2021
Obra de Basquiat pode bater recorde de venda em leilão na Sotheby's
“Estamos entusiasmados em trazer mais uma vez uma das obras mais singulares e visionárias do artista para leiloar nesta primavera”, disse à Forbes, Grégoire Billault, chefe de arte contemporânea da Sotheby's em Nova York. “A pintura não apenas está entre as mais poderosas de sua obra, mas também é um reposicionamento radical da história da arte, resumindo o legado duradouro de Basquiat como um verdadeiro mestre e ícone que o coloca firmemente dentro da linhagem dos mestres renascentistas com os quais ele confronta Este trabalho”, completa.
O quadro está em uma coleção particular desde 1990, quando foi adquirido de Stéphane Janssen, filho de um rico industrial belga e defensor do movimento europeu de vanguarda CoBrA, que o comprou de Larry Gagosian enquanto visitava o estúdio de Basquiat, no ano em que foi criado. Destaque do Leilão de Arte Contemporânea da Sotheby's em 12 de maio, deverá ser vendido por entre US$ 35 milhões e US$ 50 milhões.
“Versus Medici” foi exibido nas principais exposições de Basquiat, incluindo Intuition no Palazzo Fortuny durante a Bienal de Veneza de 2017 e, mais recentemente, Jean-Michel Basquiat: Made in Japan, a primeira exposição abrangente do artista no Japão. Em breve, a obra poderá ser apreciada pelo público em Taipei, nos dias de 3 a 4 de abril, em Hong Kong, de 16 a 20 de abril, e em Los Angeles, de 24 a 26 de abril, antes de retornar a Nova York para uma pré-venda da exposição.
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.