OAB-BA lança programa de Compliance

redacao@aloalobahia.com

Com o objetivo de prevenir e remediar fraudes e atitudes antiéticas, atos ilícitos e corrupção, a OAB-BA lançou o seu Programa de Compliance em sessão realizada nesta sexta-feira (10). O coordenador do programa e secretário adjunto da OAB-BA, Maurício Leahy, conta que, atenta à Lei Geral de Proteção de Dados, a Seccional envolveu todo seu corpo colaborativo e realizou diferentes fases de execução.

"Criamos um Grupo de Trabalho com participação de vários advogados voluntários e ajuda das Comissões de Compliance e Direito Digital. Também criamos um comitê envolvendo nossos colaboradores e fizemos várias reuniões para que todos os processos internos fossem adequados às regras de compliance", explicou.

Além da LGPD, o programa buscou adaptar a OAB-BA às regras de governança instituídas pela Lei Anticorrupção e formalizou práticas já adotadas pela Seccional. Para efetivar a implantação, foram criadas algumas ferramentas, como um mapeamento de riscos e políticas de recrutamento de servidores e de compras.
 
Medidas disciplinares

Para ajudar na transparência e fiscalização, o programa desenvolveu um Código de Conduta e Integridade, que serve como um guia dos valores da OAB-BA e, caso não seja cumprido, pode gerar medidas disciplinares que variam desde advertência, até suspensão e rescisão contratual.


Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias