Novo Parque Pedra de Xangô, em Salvador, começa a ganhar forma. Vem ver!

redacao@aloalobahia.com

Candidato a se tornar além de local de adoração do povo de santo, mais um atrativo turístico de Salvador, o novo Parque em Rede Pedra de Xangô já começou a ganhar forma.

A obra é resultado de uma mobilização de estudiosos e adeptos das religiões de matriz africana, visando a preservação do patrimônio cultural e simbolismo religioso. Esses grupos convenceram a Prefeitura de Salvador a desenvolver um projeto de construção do primeiro parque de Salvador a levar o nome de um orixá, e dentro em breve ele estará de pé, tendo a famosa Pedra de Xangô como ponto de referência.
parque-pedra-de-xango-foto-secis-divulgacao-4 parque-pedra-de-xango-foto-secis-divulgacao-3
O espaço ficará situado na Avenida Assis Valente, no bairro de Fazenda Grande II, em Cajazeiras, e começou a ser erguido ainda na gestão do prefeito ACM Neto, no início do ano passado. O atual gestor, no entanto, é um dos responsáveis pela obra, afinal, durante o lançamento, Bruno Reis era vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas.
parque-pedra-de-xango-foto-secis-divulgacao-2
A Pedra de Xangô é protegida pela Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município (8.550/2014), e foi tombada pela prefeitura em maio de 2017, através da Fundação Gregório de Matos (FGM), que oficializou o tombamento da pedra em si e da área considerada sítio histórico do antigo Quilombo Buraco do Tatu. Com isso, a Pedra de Xangô se tornou o terceiro monumento protegido pela lei.

Em imagens publicadas nas redes sociais da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), já é possível ver parte do projeto de pé. “OBRAS AVANÇANDO!!! Olha como tá ficando bonito o Parque Pedra de Xangô”, postou o perfil da Secis no Instagram.

Fotos: Secis/Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias