Nova sede da Fundação Gregório de Mattos formará corredor cultural no Centro

Em 2019, moradores e visitantes de Salvador vão passar a contar com um complexo cultural na região do Centro – coração histórico e cultural da cidade, através de mais uma ação realizada pela Prefeitura, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): a realização das obras para a instalação da nova sede administrativa e acervo técnico da Fundação Gregório de Mattos (FGM) na área do antigo Hotel Castro Alves, na Barroquinha. Os detalhes do projeto foram apresentados nesta quarta-feira (2), em cerimônia realizada no Espaço Cultural da Barroquinha, vizinho ao futuro equipamento cultural. Estiveram presentes o prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis; os secretários Cláudio Tinoco (Cultura e Turismo) e João Roma (Gabinete); o presidente da FGM, Fernando Guerreiro; e o superintendente do Iphan, Bruno Tavares.
 
Parte integrante do megaprograma Salvador 360 – eixo Centro Histórico, a intervenção engloba as obras de restauro e requalificação de quatro imóveis – um deles o antigo Hotel Castro Alves e outros três anexos – que resultarão em algo que supera uma simples estrutura administrativa: será um complexo cultural para as artes e a cultura da cidade. O projeto prevê espaço para cursos, oficinas e ensaios; reserva técnica e sala multiuso que abrigará também as sedes dos conselhos Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e Consultivo do Patrimônio Cultural (CCPC). Além disso, terá um café-teatro que, anunciado em primeira mão no evento, terá o nome de Nilda Spencer, em homenagem à atriz considerada a dama do teatro baiano, falecida em 2008.
 
O prefeito salientou que as obras são importantes porque surgem em um contexto de uma série de ações que a Prefeitura está fazendo para valorização do Centro Histórico. Para os próximos quatro anos, a estimativa é garantir uma revitalização plena nas áreas urbanística, social e econômica, que permita uma nova vida para a região. “O grande legado das transformações urbanas dos próximos anos na cidade será deixado no Centro Histórico. Então, nada melhor do que começar por oferecer uma estrutura nova para a cidade, que não será apenas sede da FGM, mas também um equipamento multiuso. A gente aposta muito que a soma de todas essas intervenções em uma projeção de quatro anos, vai permitir um Centro Histórico muito mais pulsante, com uma nova energia e nova cara”, relatou ACM Neto.
 
A importância do papel da administração municipal no processo foi destacada pelo superintendente do Iphan. “Sem a Prefeitura, por exemplo, não se poderia executar essa obra porque exigia desapropriação, coisa que o Iphan não pode fazer. A parceria foi fundamental também na discussão do projeto, de um programa de uso, da integração do equipamento com o Espaço Cultural da Barroquinha e a Barroquinha como um todo, além do apoio técnico dado para a discussão com a FGM por meio de cessão de pessoal para colaboração com a equipe de trabalho do Iphan”, pontuou Tavares.
 
Na ocasião, o gestor também ressaltou que Salvador possui 23 ações previstas pelo PAC Cidades Históricas, com investimento na ordem de R$140 milhões. Duas delas já foram concluídas – o Forte São Marcelo é um exemplo disso, cujo processo de transferência de gestão para o Município já está encaminhando para a fase final.
 
O presidente da FGM salientou que, com a instalação do complexo cultural que inclui a sede da FGM, as imediações da Praça Castro Alves será um coração pulsante da cidade. “Está sendo criado um segundo polo cultural na cidade. A sede administrativa está sendo transformada em um centro de cultura com novos equipamentos, como as salas de ensaio, que são uma demanda antiga da classe artística; a possibilidade de construção de novas oficinas para toda a população da região, para que os cidadãos estejam integrados a este projeto também; e um café-teatro para a apresentação de pequenos shows e espetáculos de humor. Queremos que a Barroquinha volte a ser um espaço frequentado da cidade”, completou Guerreiro.
 
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.  
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias