Nova onda? Ômicron BA.4.6 cresce nos EUA e no Reino Unido e já registra casos no Brasil

redacao@aloalobahia.com

Autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido registraram, na última semana, um aumento de casos de Covid-19 relacionados à nova subvariante da Ômicron, a BA.4.6. Há casos também em ao menos 70 países, incluindo o Brasil, onde já há 76 registros.

Segundo a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA), órgão equivalente à Anvisa no Brasil, dados publicados na sexta-feira (9) mostram que a incidência de diagnósticos positivos relacionados à BA.4.6 passou de 3,3%, na semana que começou em 14 de agosto, para 9%, na Inglaterra.

Nos EUA, a subvariante está relacionada a 9% de todas as amostras de coronavírus sequenciadas recentemente, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

A BA.4.6 é uma ramificação da subvariante BA.4 – atualmente em maior circulação, juntamente com a BA.5 –, com mutações na proteína spike associadas ao espace imunológico da proteção gerada por vacinas ou por infecções anteriores.

Nessa quarta (14), a diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse que outras ondas de Covid devem ocorrer no futuro, provocadas por outras subvariantes do coronavírus, mas não devem se traduzir no aumento de casos graves e óbitos, uma vez que há ferramentas disponíveis para prevenção e tratamento. Com informações de agências internacionais.

Foto: Tomaz Silva/ABr. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias