Nova edição do projeto Live Tour Salvador exibe os destaques e a boemia do Rio Vermelho

redacao@aloalobahia.com

Local onde ocorreu o naufrágio de Caramuru e lar de artistas como Jorge Amado e Zélia Gattai, o bairro do Rio Vermelho será o próximo ponto a ser desvendado pela Live Tour Salvador. O apresentador José Raimundo e o âncora Felipe Velozo recebem, a partir das 16h, o historiador Jorge Amado Neto e os guias de turismo Mateus Vidal (Cassi) e Lívia Pereira, da Tatur. A transmissão acontece diretamente nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) do Visit Salvador da Bahia.
 
O passeio, cheio de arte, poesia e boemia, terá início na Casa do Rio Vermelho, na Rua Alagoinhas, nº 33, onde o público visitará a história do casal Jorge e Zélia, cheia de memórias e curiosidades dos escritores. De lá, de forma itinerante, o tour continua no Largo de Santana, seguido do Largo da Mariquita, no restaurante La Taperia, e finalizando na Vila Caramuru.
 
Esta será a terceira edição da iniciativa que, além do programa de abertura, já abordou o charme de Itapuã e as propostas turísticas dos beach clubs. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), visa fortalecer o turismo da cidade por meio de apresentações audiovisuais exibidas na internet.
casadoriovermelho-correio24horas
Lembranças – Na casa dos avós, Jorge Amado Neto será o responsável por receber Zé Raimundo para dar o pontapé inicial no passeio pelo bairro. Para ele, a iniciativa da live é fantástica. “Neste momento da pandemia em que estamos retomando aos poucos as atividades de turismo e, principalmente, as que envolvem arte e cultura, é fantástico poder colocar no radar do trade turístico e dos visitantes a retomada da visitação aos pontos de interesse da cidade”.
 
Para Amado Neto, a expectativa é poder apresentar para os baianos um pouco mais da intimidade dos avós. “As pessoas têm a ideia de um museu como algo que vai apresentar Jorge e Zélia como figuras públicas, como as pessoas que todo mundo conhece. Na live vamos contar um pouco da intimidade, que é a proposta da casa, o lugar onde eles escreviam, as roupas que eles usavam, os ambientes que frequentavam, o que faziam. Então, vamos mostrar um casal mais próximo das pessoas, que é uma visão diferente”.
 
História – Guia turístico e músico do Olodum, Mateus Vidal trabalha com receptivo de europeus, na maioria italianos e franceses, e revela alegria por participar da iniciativa. “Sendo algo da Prefeitura que vai atrair com certeza novos visitantes e investimentos, estou empolgado em contribuir”.
 
Vidal aproveita para mandar um recado para os soteropolitanos e turistas: “Não percam porque será superbacana falar e estar num bairro que para mim representa muito, onde passei boa parte da minha infância e adolescência. O Rio Vermelho é importante para a cidade de Salvador desde antes da fundação com a chegada de Caramuru, e é um bairro boêmio que sempre em diversos momentos da história teve a sua contribuição à nossa cidade”.
 
Confira as duas últimas edições do Live Tour Salvador:
 
- Itapuã: https://youtu.be/XUkGS2U3I-k
 
- Beach Clubs: https://youtu.be/3GPNX40WKMw
 
Foto: Valter Pontes/ Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES