NordesteLAB exalta audiovisual nordestino em programação online e gratuita

Considerado o maior evento do mercado audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo, o NordesteLAB promove reflexões sobre o cenário contemporâneo do segmento no país, com foco nas obras e experiências de profissionais do Nordeste, em programação virtual e gratuita entre os dias 25 e 27 de agosto.

O evento abordará temas como os marcos regulatórios e fomento ao audiovisual, plataformas de fomento a roteiristas, plataformas digitais e mais. Entre os convidados especiais, estão Rosemberg Cairy, Paulo Caldas, Sylvia Abreu, Guillermina Villalba, Luis Campos de Guiões, Claudiney Ferreira e mais. A transmissão acontece através do canal oficial do evento no Youtube.

“Em meio a uma tentativa de apagamento histórico e artístico que estamos vivendo, através de um abandono das políticas de fomento para as artes no país, celebrar e reverenciar nossa história e nossa memória vivas é um processo fundamental para nos reconhecermos enquanto classe artística e como parte de uma história que sempre foi marcada por lutas e desafios”, afirma André Araújo, que divide a coordenação geral do NordesteLAB com Gabriel Pires.
 

25 de agosto

10h – Mesa de abertura “Cenários para a retomada”


O evento homenageia os 25 anos de lançamento de “Corisco & Dadá (1996)” e “Baile Perfumado (1996)”, e os 20 anos de “Três Histórias da Bahia (2001) e conta com as presenças do cineasta Rosemberg Cariry, diretor de “Corisco & Dadá”, Paulo Caldas, codiretor de “Baile Perfurmado”, e Sylvia Abreu, produtora executiva do filme “Três Histórias da Bahia” (2001).
 
15h – “Marcos regulatórios e fomento ao audiovisual”

A mesa apresentará e discutirá experiências relacionadas com a criação de marcos regulatórios voltados para o fomento ao setor audiovisual. Entre os convidados estão Indaiá Freire, da Fundação Cultural do Pará; Luciana Poncioni, da Coordenação de Audiovisual na Secretaria de Cultura de Pernambuco; Guillermina Villalba, da Diretoria de Audiovisual da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai; e Silvia Botero, representante do Proimágenes, instituição responsável pelo fomento ao audiovisual colombiano. A mediação será de Cibele Amaral, da Conexão Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

19h – “Adaptação, desenvolvimento de projetos e mercado”

A mesa apresentará iniciativas que contribuem com a profissionalização do setor. Participam do debate Carol Assis, da SSA Adapta Lab | Bocapiu Conteúdos Criativos; Marton Olympio, da Festa Literária das Periferias; e Marilia Nogueira - Cabíria | Festival & Prêmio de Roteiro. A mediação fica por conta de Lidiana Reis, do Sapi | Panaceia Filmes.

 
26 de agosto

10h – “Trajetórias Audiovisuais”


Neste encontro, os convidados representam duas gerações do audiovisual produzido na Bahia: Antonio Olavo e Daiane Rosário.
 
15h – “Políticas Territoriais, estratégias de enfrentamento e pós-pandemia”

A mesa discute estratégias construídas por agentes públicos para a proteção dos agentes do setor audiovisual frente aos impactos da pandemia e conta com a participação de Viviane Ferreira, da SPCine; e Cesar Piva, do Polo Audiovisual de Cataguases. A mediação fica sob a responsabilidade de Daniela Fernandes, da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

19h – “Plataformas de fomento a roteiristas”

A mesa debate iniciativas nacionais e internacionais em que o ofício da escrita de roteiros e o desenvolvimento de narrativas são colocadas em evidência e conta com a participação de Leo Garcia da FRAPA; Elisabete Jaguaribe, do Instituto Dragão do Mar; e Luis Campos, de Guiões (Portugal). A mediação fica por conta de Rubian Melo, da Saturnema Filmes.


 
27 de agosto

10h – “Trajetórias Audiovisuais”


Em parceria com o +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro, a mesa coloca em diálogo as trajetórias das cineastas Adelina Pontual e Graciela Guarani. A mediação será da pesquisadora Izabel Melo.

15h – “Plataformas digitais, catálogos e audiências”

A ideia da mesa é discutir a difusão de conteúdos através de plataformas de streaming. Mas, para além de grandes plataformas, têm sido criadas uma série de iniciativas voltadas para fruição de conteúdos online, apontando para diferentes perfis curatoriais que atraem diferentes públicos. Debaterão o tema Claudiney Ferreira, do Itaú Cultural Play; Thaís Scabio, da Todes Play; e Maria Clara Bruno, da Mubi. A mediação é de Carlos Barbosa, do Matapi – Mercado Audiovisual do Norte.

 
Foto: Ton Shubber. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias