No Dia da Pizza, conheça boas pizzarias em Salvador

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Depois da própria Itália, o Brasil é o país com o maior número de descendentes italianos. Isso explica a paixão dos brasileiros pela gastronomia deles, incluindo as pizzas, que, ao longo do tempo, ganharam versões nacionais que seus criadores talvez nem aprovassem. O prato típico tem até uma data especial, neste domingo (10), dia da semana em que, comumente, amigos e familiares já se reúnem em torno dela.
 
Por isso, o Alô Alô Bahia criou essa lista pra ajudar você, leitor, a escolher sua opção de hoje. Começamos pelo bairro do Rio Vermelho, onde estão algumas das mais conhecidas da cidade.
 
A Forneria Pasta em Casa é uma delas e o espaço do chef Celso Vieira até decidiu relançar o sabor especial “Franco Pepe” (foto principal), uma homenagem ao maior pizzaiolo italiano. Com pomodoro da casa, fiori de latte (pitangas de fino creme de muçarela de búfala), mortadela premium, amêndoas laminadas, raspas de laranja e manjericão, o sabor pode ser degustado presencialmente (o cliente que escolhê-lo ainda ganha duas sodas artesanais da casa, nos sabores hibisco ou gengibre) e pelo delivery.
 
wYpPv2.md.jpg
Ali perto, bem na orla, o PI.ZZA, do chef Ricardo Silva - que também tem unidades na Barra e em Jaguaribe - vai oferecer 50% de desconto na segunda pizza de 25 cm, de qualquer sabor, apenas nos pedidos presenciais ou para retirada.
 
No mesmo bairro, ainda indicamos as tradicionais Cheiro de Pizza e Companhia da Pizza, além da Cosi e Jardim da Pizza, antes de seguirmos para a Pituba, onde outras casas também fazem história há alguns anos, como a Cosa Nostra, com 35 anos de tradição, e a Mammas Pizza, que, com 25 anos de história, convidou o chef Vini Figueira para assinar um sabor especial que será servido durante todo o mês.
 
wYp424.md.jpg
Na mesma região, para quem prefere a massa mais fininha e crocante, a boa pedida é a Pizza da Chapada, que também tem unidade na Graça. A Rocca Forneria, que também tem unidades nos dois bairros, presenteará cada mesa que pedir uma pizza in loco com uma versão pequena de doce de leite com amêndoas e flor de sal.
 
wYpipS.md.jpg
Antes de seguirmos, ainda sugerimos a Acqua & Farina, pizzaria do La Pasta Gialla, criada e comandada na capital baiana pelo pizzaiolo e empresário Marcelo Reis. Não deixem de provar a de Alho Negro (acima) por lá.
 
Seguindo nosso roteiro de indicações, a Cantina Volpi, com unidades na Pituba, Itaigara, Paralela e Ondina, também vai oferecer uma pizza doce pequena para quem pedir uma pizza no tamanho família em alguma das casas.
 
wYp6Yl.md.jpg
A Mamma Jamma, no Shopping Barra, foi mais uma que criou uma receita exclusiva em torno do Dia da Pizza, que será servida durante todo o mês. A Mamma Pepe é feita com mozzarella de búfala, linguiça calabresa artesanal e catupiry, finalizada com pimenta do reino (acima). O sabor está disponível também no delivery.
 
No mesmo shopping - além dos shoppings Salvador, da Bahia, Bela Vista e Paralela - o Oliva Gourmet é aquela super dica pra quem quer extravasar e curtir um excelente custo-benefício. O rodízio de pizzas e massas é oferecido diariamente, a partir das 17h30. Aos domingos, o preço fixo por pessoa é de R$ 59,90.
 
wYpLT7.md.jpg
Saindo do roteiro mainstream, ainda trazemos mais duas dicas especiais. A La Napoletana, na Mouraria, dará um refrigerante de 1 litro a cada pedido de pizza da Promoção Família, que traz, a preço especial, sabores clássicos como Margherita e Portuguesa e especiais como Sardinha, Bacon e Provoleta. Já a Pastelburg (acima), apesar do nome, tem 37 anos de história fazendo pizza de qualidade nos bairros de Roma e Brotas.
 
E aí? Já escolheu onde vai celebrar o Dia da Pizza hoje? Bom apetite!
 
Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias