4 May 2021
Neta de Milton Santos celebra 95 anos do nascimento do grande geógrafo baiano e recebe declarações

“Hoje meu avô faria 95 anos. Que seu sorriso, suas ideias e sua busca incessante por conceber um mundo mais justo nos inspire sempre”, postou ela em seu perfil no Twitter.
Hoje meu avô faria 95 anos.
— Nina Santos (@ninocasan) May 3, 2021
Que seu sorriso, suas ideias e sua busca incessante por conceber um mundo mais justo nos inspire sempre <3 pic.twitter.com/15yjQHiI81
A postagem repercutiu bastante, com mais de 20 mil curtidas, 1.200 retuítes e quase 400 comentários apenas ontem, com saudações de pessoas que tiveram contato com o mestre e de quem trabalha com a obra literária do geógrafo, que também foi escritor (com cerca de 40 livros lançados), cientista, jornalista, advogado e professor universitário no Brasil e no exterior.
“Ninaaaaa amo muito seu avô!!! Sou professora e Milton Santos é uma inspiração pra minha vida e sempre o cito para meus estudantes”, comentou uma internauta.
Os jornalistas e comentaristas da GloboNews Marcelo Lins e Flávia Oliveira foram algumas das personalidades que prestaram homenagem no post. “Que assim seja. Viva seu Milton!”, comentou Flávia, referindo-se à fala de Nina.
“Um brasileiro gigante, que nos faz lembrar deste país e suas possibilidades, para além das trevas circunstanciais. Parabéns pelo seu avô. Viva Milton Santos!!”, declarou Lins.
Além de professor da UFBA, da UFRJ e da USP, onde recebeu o título de Professor Emérito em 1997, também lecionou em universidades de outros países como Peru, Venezuela, Inglaterra, Tanzânia, incluindo as conceituadas Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França, Columbia, nos EUA, e Universidade de Toronto, no Canadá.
Em 1994, recebeu o 'Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud', considerado o maior prêmio da área. Também foi agraciado com o título de 'Doutor Honoris Causa' em 12 universidades brasileiras e sete estrangeiras.
O programa De Lá Para Cá, da TV Brasil, narra a trajetória de Milton Santos, que faleceu em 24 de junho de 2001, vítima de câncer, em São Paulo. Assista abaixo.
Foto: Acervo Nina Santos. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.