Neta de Milton Santos celebra 95 anos do nascimento do grande geógrafo baiano e recebe declarações

redacao@aloalobahia.com

A comunicóloga e pesquisadora Nina Santos comemorou uma data especial, nesta segunda-feira (3), que na verdade deveria ter sido celebrada por toda a Bahia: os 95 anos do nascimento do geógrafo Milton Santos, um dos maiores intelectuais da história do Brasil, que nos deixou em 2001.

“Hoje meu avô faria 95 anos. Que seu sorriso, suas ideias e sua busca incessante por conceber um mundo mais justo nos inspire sempre”, postou ela em seu perfil no Twitter.
A postagem repercutiu bastante, com mais de 20 mil curtidas, 1.200 retuítes e quase 400 comentários apenas ontem, com saudações de pessoas que tiveram contato com o mestre e de quem trabalha com a obra literária do geógrafo, que também foi escritor (com cerca de 40 livros lançados), cientista, jornalista, advogado e professor universitário no Brasil e no exterior.

“Ninaaaaa amo muito seu avô!!! Sou professora e Milton Santos é uma inspiração pra minha vida e sempre o cito para meus estudantes”, comentou uma internauta.

Os jornalistas e comentaristas da GloboNews Marcelo Lins e Flávia Oliveira foram algumas das personalidades que prestaram homenagem no post. “Que assim seja. Viva seu Milton!”, comentou Flávia, referindo-se à fala de Nina. 

“Um brasileiro gigante, que nos faz lembrar deste país e suas possibilidades, para além das trevas circunstanciais. Parabéns pelo seu avô. Viva Milton Santos!!”, declarou Lins.

Além de professor da UFBA, da UFRJ e da USP, onde recebeu o título de Professor Emérito em 1997, também lecionou em universidades de outros países como Peru, Venezuela, Inglaterra, Tanzânia, incluindo as conceituadas Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França, Columbia, nos EUA, e Universidade de Toronto, no Canadá. 

Em 1994, recebeu o 'Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud', considerado o maior prêmio da área. Também foi agraciado com o título de 'Doutor Honoris Causa' em 12 universidades brasileiras e sete estrangeiras.

O programa De Lá Para Cá, da TV Brasil, narra a trajetória de Milton Santos, que faleceu em 24 de junho de 2001, vítima de câncer, em São Paulo. Assista abaixo.



Foto: Acervo Nina Santos. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias