Nasa e SpaceX lançam missão tripulada ao espaço

A Nasa, em parceria com a empresa privada SpaceX - criada por Elon Musk, também dono da fábrica de automóveis elétricos Tesla -, neste final de semana a nave Crew Dragon, que levou os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley até a Estação Espacial Internacional. Trata-se do “primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos em foguetes norte-americanos a partir de solo americano desde o final da era do ônibus espacial em 2011”, conforme definiu a própria Nasa.

Entre as novidades da nave estão os painéis em touchscreen, que podem controlar tudo de uma forma bem mais prática do que os inúmeros botões que integravam o painel dos antigos ônibus espaciais. Também foi necessário desenvolver luvas de fácil interação com esse tipo de tela.

Trata-se de um “novo passo da lógica”, disse o astronauta Hurley em uma leve referência à famosa frase “este é um pequeno passo para um homem; e um salto gigante para a humanidade”, dita por Neil Armstrong em 20 de julho de 1969, quando se tornou o primeiro homem a pisar na Lua (Agência Brasil).
 

 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias