Na Alemanha, Salvador apresenta ações de sustentabilidade no ambiente urbano

redacao@aloalobahia.com

Salvador apresentou no segundo dia do Congresso da Política de Desenvolvimento Urbano, na Alemanha, as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Salvador na área de sustentabilidade no ambiente urbano. O evento acontece durante esta semana e reúne gestores públicos e da iniciativa privada de países europeus, das Américas e África.
 
A capital baiana está representada pela titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes. O foco da apresentação foram os programas voltados à coesão social, a exemplo do Agroecologia Urbana, desenvolvido pelo poder público em conjunto com os atores da sociedade civil e comunidades e que envolve capacitação de pessoal e implantação de hortas comunitárias, contribuindo para a subsistência e geração de renda em comunidades mais vulneráveis.
 
“Conscientização é o primeiro passo. Muitos projetos precisam mais de cooperação técnica do que dinheiro para poder acontecer. Quando o cidadão, sobretudo nas comunidades vulneráveis, entende que dentro do espaço que ele vive é necessária sua parcela de colaboração, esse grupo social será mais fortalecido. O sucesso de nossas ações tem muito a ver com a inclusão da participação popular dentro dos nossos processos”, destacou a gestora.
 
Atualmente, Salvador conta com, pelo menos, 13 programas que atuam em diversos segmentos para engajar os soteropolitanos em hábitos e ações sustentáveis. Dentre eles, estão IPTU Verde e Amarelo, Bandeira Azul, Salvador Solar, Praia Massa é Praia e Limpa, entre outros. Todas as estratégias estão disponíveis no site.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias