Música leva humanização a unidades de saúde durante enfrentamento à pandemia

Apesar de ser uma doença coletiva e de alta transmissibilidade, a Covid-19 é uma patologia que provoca solidão. Por isso, ações musicais estão sendo realizadas em unidades de saúde, em Salvador, para proporcionar mais conforto e carinho para os pacientes e também para os profissionais que estão trabalhando no enfrentamento à pandemia.
 
Uma dessas iniciativas é realizada pela banda Guardiões da Cidade, formada por músicos da Guarda Civil Municipal (GCM). Nesta quinta-feira (15), por exemplo, a apresentação será realizada às 9h, em homenagem aos profissionais do Hospital Espanhol. Será um momento especial, em forma de música, com o intuito de proporcionar leveza, reflexão e paz.
 
A ação foi idealizada pelo guarda municipal Ubirajara Azevedo, integrante da banda e que perdeu o pai recentemente para a Covid-19. A primeira apresentação aconteceu no último dia 7, enquanto o patriarca estava internado no Hospital do Subúrbio. Na ocasião, para homenagear os profissionais e dar força aos pacientes internados, ele chamou dois colegas para a iniciativa.
 
A escolha do repertório foi voltada para a elevação do astral. “Não queríamos nada melancólico. Tocamos, por exemplo, a canção ‘Lilás’, de Djavan e ‘Ouvi dizer’ ,de Merlin. Então, foi bem animado. A nossa intenção era levar para profissionais de saúde, músicas que pudessem desligá-los daquele ambiente, por alguns minutos. O resultado foi muito positivo, com certeza levamos um pouco de alegria.” disse Azevedo.
 
Com o sucesso da apresentação, ficou decidido pela continuidade da iniciativa durante a pandemia. Para o músico, as apresentações musicais revelam um lado humano da CGM. “Essas ações aproximam o agente público de segurança da sociedade. Não somos agentes de repressão. Atuamos para manter a ordem, mas também temos um lado humanitário”, concluiu Azevedo.
07-04-2021-Homenagem-GCM-Medicos-Foto-Jefferson-Peixoto-Secom-Pms-16
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias