28 Mar 2023
Museus comemoram 474 anos de Salvador com exposições, música e bate-papo

Já o Palacete das Artes realiza apresentações de Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba); e o Museu de Arte da Bahia (MAB) lança uma exposição virtual e faz um bate-papo com o historiador Rafael Dantas e o fotógrafo e artista visual Diego Sei sobre o tema "Salvador 474 anos e os 100 anos da festa de Iemanjá".
MAM
Localizado no Solar do Unhão, o MAM apresenta uma retrospectiva da vida do baiano J Cunha, de 1960 a 2023, com atuação em múltiplas linguagens, como figurinos para o Grupo Viva Bahia, Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Bloco Afro Ilê Aiyê. Para compor o acervo da exposição "Uanga", que significa encantamento na língua bantu, foram reunidas telas, documentos e instalações referentes à cultura negra e indígena. A abertura da exposição acontece no dia 29, às 18h, e permanecerá para visitação gratuita até setembro.
Udo Knoff
No Pelourinho, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica lança a exposição “Cidade Rosa: Alteridade, diversidade e performance” em parceria com o professor doutor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Wagner Lacerda.
Com curadoria de Ricardo Biriba, a exposição é composta por 20 obras, incluindo imagens fotográficas impressas em canvas, pinturas em acrílico sobre tela, vídeos, instalações e projeções. A arte de Lacerda aborda temas atuais como misoginia, racismo e LGBTQIAPN+Fobia. A abertura acontece no dia 29, às 15h, também com acesso gratuito.
Palacete das Artes
Já o Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça, vai comemorar a data com apresentações de Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A Bahia Cordas se apresenta nesta terça-feira (28), às 16h; a Opus Lumen, no dia 29, às 17h; e a camerata Quarteto Novo, no dia 30, às 16h, sempre com acesso gratuito.
Além de apreciar a música erudita e popular, o público poderá conferir também a exposição “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”, que permanece aberta para visitação com mais de 90 obras de sete décadas de vida do multiartista Juarez Paraíso.
MAB

No Corredor da Vitória, o Museu de Arte da Bahia (MAB) promove uma exposição virtual e um bate-papo presencial para celebrar o aniversário de Salvador. A exposição virtual "Salvador, Memória das Águas" do fotógrafo e artista visual Diego Sei e da arquiteta e urbanista Camila Novaes será lançada no Instagram do MAB, no dia 29.
No dia seguinte, a roda de conversa sobre o tema "Salvador 474 anos e os 100 anos da festa de Iemanjá", com o historiador Rafael Dantas (na foto) e o fotógrafo e artista visual Diego Sei, acontece às 17h, na Biblioteca de Artes José Pedreira do MAB.
Serviço:
Exposição "Uanga", de J Cunha
Quando: Abertura - 29 de março - 18h
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM), Solar do Unhão
Quanto: Gratuito
Exposição “Cidade Rosa: Alteridade, diversidade e performance”
Quando: Abertura – 29 de março, 15h
Onde: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Pelourinho
Quanto: Gratuito
Cameratas da Osba
Bahia Cordas - 28 de março, às 16h
Opus Lumen - 29 de março, às 17h
Quarteto Novo - 30 de março, às 16h
Onde: Palacete das Artes, Graça
Quanto: Gratuito
Exposição virtual "Salvador, Memória das Águas"
Fotógrafo e artista visual Diego Sei/ Arquiteta e urbanista Camila Novaes
Quando: 29 de março
Onde: Instagram do Museu de Arte da Bahia (MAB)
Quanto: Gratuito
Roda de conversa sobre o tema "Salvador 474 anos e os 100 anos da festa de Iemanjá"
Historiador Rafael Dantas/ Fotógrafo e artista visual Diego Sei
Quando: 30 de março - 17h
Onde: Biblioteca de Artes José Pedreira do MAB
Quanto: Gratuito
Acompanhe o Alô Alô Bahia no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@AloAlo_Bahia) e TikTok (@aloalobahia). Siga o Alô Alô Bahia no (Google News) e receba alertas de seus assuntos favoritos. Fotos: Lazaro Menezes e Divulgação