Museu Tempostal e Casa da Photographia expõem transformações de Salvador

redacao@aloalobahia.com

Em comemoração ao aniversário de Salvador, O Museu Tempostal e a Casa da Photographia inauguram duas exposições no dia 29 de março, a partir das 14h. Batizada de “Salvador: 473 anos em imagem e poesia” retrata a cidade a partir de um enlace entre duas linguagens artísticas. Nela, 75 cartões-postais e fotografias do acervo do museu são apresentados em diálogo artístico com um poema de autoria de Kananda Gomes, que, além de escritora, é estudante de Museologia e integrante da equipe do museu.

“As pessoas irão encontrar um belo e rico passeio pelas ruas da antiga e ao mesmo tempo contemporânea Cidade do Salvador. Uma viagem em poesia e imagens, no qual as pessoas poderão viver emoções, mesmo não tendo estado em Salvador”, conta Aiala Gonçalves. Coordenadora do museu.

As peças foram selecionadas a partir dos aspectos da cidade descritos no poema. Assim, além de lugares turísticos, igrejas, feiras, mercados, ruas e avenidas que constituem Salvador, o público poderá conferir fotografias dos mesmos cenários em diferentes momentos, percebendo o que permanece na paisagem e o que se transformou ou se extinguiu, a exemplo dos bondes que atravessavam a Avenida Sete e do Monumento à cidade de Salvador de Mario Cravo Júnior, no Comércio. O espaço fica aberto para visitação de terça a sexta, das 10h às 16h; e aos sábados, das 12h às 16h.

Já a relação da capital baiana com o seu passado e como ela se lança para o futuro são questões que mobilizam a exposição “ECCE SIGNUM TEMPUS”, título que significa “Eis o sinal do tempo”. Organizada pela Casa da Photographia, a coletiva é composta por obras de Adalton Silva, Ana Pinheiro, Ângela Fonsêca, Cristina Cenciarelli, Lany Cruz, Leila Chandani, Lúcia Bugarin, Rosely Sampaio, Sonia Nepo e Marcelo Reis, que também assina a curadoria. Na mostra, cada um deles partilha suas percepções sobre variados elementos associados à cidade, como o mar, o carnaval, a religiosidade, a arquitetura, o povo da cidade e os ofícios que ocupam as ruas. 



Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias