Murilo Lomas e Sig Bergamin assinam projeto de aeroporto executivo em São Paulo

Localizado no km 62 da Rodovia Presidente Castello Branco, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, segue a proposta de grandes capitais do mundo que oferecem infraestrutura para a aviação executiva.

Além da pista de pousos e decolagens com 2.470 metros e capacidade para receber jatos executivos de grande porte, a arquitetura e projeto de interiores do terminal são um capítulo à parte. 

o projeto leva a assinatura Murilo Lomas e Sig Bergamin, e traz como conceito principal o bem-estar, o aconchego, tudo sob uma fina sintonia entre uma sofisticada arquitetura e o refinamento das artes plásticas.

"O que motivou o projeto foi, desde o princípio, abraçar a relação entre arte e arquitetura. Um aeroporto que fosse também uma galeria, ou uma galeria que por conveniência fosse também um aeroporto", conta Murilo

Resultado de um intenso processo de curadoria figuram grandes nomes do cenário das artes brasileiras e estrangeiras, como Janaina Melo Landini, Fábio Baroli, Pedro Varela, Luis Coquenão e Juliani Cerqueira Leite. Vale destacar o trabalho de Tânia Candini, com a peça Obreiros, que parece sobrevoar os usuários. 

Capaz de receber mais de 200 mil pousos e decolagens por ano, o Catarina se destaca por não ser apenas mais um espaço fluído, como todos os outros, e sim por se tratar de um lugar que cria uma experiência por si só, como explica Sig. "A solicitação foi de criar um ambiente que tivesse uma passagem memorável, um espaço em que as pessoas se sentissem à vontade. Essa familiaridade foi conquistada justamente por meio da exposição de arte, contexto no qual grande parte dos usuários desse espaço estão frequentemente inseridos. Sendo assim, as obras e artistas que ali estão expostos são também uma lembrança que se trata de um espaço que é de certa forma cotidiano àquele público."

Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES