MPEs baianas geram mais de 27 mil postos de trabalho em 2019

As micro e pequenas empresas baianas fecharam 2019 com mais de 27 mil postos de trabalho criados. Por outro lado, as médias e grandes empresas fecharam 5.479 vagas no estado no ano passado. Os dados foram levantados pelo Sebrae com base no relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

No cenário nacional, o resultado foi ainda mais expressivo. Os pequenos negócios terminaram o ano com um saldo de 731 mil postos de trabalho em todo o país, número 22% acima do registrado em 2018. Já as médias e grandes empresas encerram o ano com um saldo negativo de 88 mil vagas, quase o dobro do registrado em 2018.

Em todos os setores da atividade econômica, em 2019, os pequenos negócios registraram saldos positivos de emprego, com destaque para o setor de Serviços, que gerou um saldo de quase 400 mil postos de trabalho, mais da metade dos empregos criados por esse nicho de empresas em 2019. Já as médias e grandes empresas registraram saldo positivo de emprego em apenas um único setor: a Extrativa Mineral (Agência Sebrae de Notícias).

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias