16 Feb 2020

Movimento que veio para ficar: foliões festejam 7° ano de Furdunço

Movimento que veio para ficar: foliões festejam 7° ano de Furdunço Já virou tradição na cidade: tem que ocorrer Furdunço antes e durante o Carnaval soteropolitano. A edição pré-carnavalesca do movimento que já ganhou o coração de baianos e turistas está acontecendo desde o final da tarde de hoje (16) no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra), com a apresentação de mais de 45 atrações desfilando para a pipoca. Nomes como BaianaSystem, Gerônimo e Adão Negro ainda irão passar pela orla agitando o público estimado em um milhão de pessoas. 
 
Quem marca presença no meio dessa multidão, fantasiada de sereia (sim, a fantasia voltou com tudo neste pré-Carnaval), é Alaide Souza da Silva, de 60 anos, que levou os filhos e netos, futuros foliões. "Eu estou amando estar aqui no meio da folia com minha família. Me faz lembrar dos meus tempos de juventude", contou. 
 
Alef Santos Ribeiro, de 29 anos, trouxe a pequena Maria Luiza, de 2 anos, fantasiada de coelhinha para brincar o Furdunço. Ele ressaltou a tranquilidade da festa. "Esse é o segundo ano que acompanho o Furdunço e o primeiro que decidi trazer minha filha. A festa está muito segura, tranquila e com atrações para todos os gostos e públicos", pontuou.
 
Atrás do Rixô Elétrico e relembrando os antigos carnavais, Cristiane Lopes, 38, brincou ao lado dos pais. "Essa é uma festa para a família toda. Hoje eu trouxe meus pais e eles estão adorando, já se divertiram bastante ao som de músicas que fizeram parte da juventude deles. A alegria deles é muito gratificante  para mim" .
 
Trajetória - O Furdunço foi uma novidade lançada pela atual gestão municipal no Carnaval de 2014. De lá para cá, o movimento mudou bastante, e passou a valorizar principalmente os artistas e grupos locais, agradando em cheio aqueles foliões que curtem a festa sem cordas, da forma mais democrática possível, com diversos estilos e segmentos musicais. Este ano, o Furdunço terá ainda uma segunda edição, na sexta-feira de Carnaval.
 
Foto: Camile Barreto/Saltur. Siga o insta @sitealoalobahia.