Mostra "Últimas Palavras" resgata memória afetiva, física e material de relação entre avó e neto

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

"Últimas Palavras" é o nome da primeira exposição individual de Luiz Purificação, que será inaugurada no dia 6 de agosto, às 16h, na Galeria do Ativa Atelier Livre, onde fica em cartaz até o dia 21 de agosto. Na mostra, o artista visual se inspira nas lembranças da avó, a poetisa Ana Pires, que cultivava gerânios, livros e afetos.
 
O neto guarda da avó, com quem conviveu por 34 anos, cenas de uma vida compartilhada até os momentos finais e sentimentos que ele transformou em arte, apresentando, através de pinturas, esculturas, instalações, fotografias e desenhos, parte do universo de afeto que permeia a relação entre os dois.
 
eT4XDX.md.jpg
Até mesmo a porta da casa da poetisa, em Feira de Santana, vira arte, pintada em óleo sobre tecido, impressa e retroiluminada. “A combinação de elementos distorcidos de minha memória familiar em torno da casa da minha avó, vivida e adquirida em conversas, gira em torno da ausência física e, posteriormente, psicológica. Os móveis, árvores e objetos, que já não estão mais na casa, são o ponto de partida para sugerir a ausência corpórea dela", conta Luiz, que é arquiteto de formação.
 
“Ele trata da perda da avó, uma perda que é afetiva, é física e é também material (por conta da relação com a casa). Ele transforma as perdas em imagens, trazendo essa memória que é de uma casa, de uma pessoa e de um momento da vida. Ele trabalha a memória afetiva, mas, em nenhum momento, é literal. Isso eu acho incrível”, relata a artista visual Lanussi Pasquali, coordenadora do Ativa Atelier Livre, que selecionou a mostra, ao lado de um júri composto por artistas visuais e professores da área, como uma das cinco para a primeira convocatória de ocupação da galeria, no Rio Vermelho.
 
eT4MHN.md.jpg
Fotos: Marcos Peixoto. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias