18 Jul 2022
‘Mostra Literatura com Dendê’ homenageia o cordelista Bule Bule

Entre os destaques da programação estão um diálogo entre Bule Bule e Sueli Valeriano sobre o repente e cordel em terras baianas, leitura de textos poéticos da escritora e professora Palmira Heine, leitura da poesia “Estamos, Não Somos”, de autoria do poeta, cordelista e cantor Maviael Melo e mais.
Confira a programação completa:
19 de julho
10h – Apresentação Palavra escrita, falada e cantada: “Bule-Bule tem!”
O artista baiano Bule-Bule, reconhecido como o maior repentista do estado, estará presente para uma apresentação exclusiva para a MoLiDê, contando sobre sua arte repleta de memórias ancestrais e riquezas literárias.
11h – Curta Leitura com Palmira Heine
Palmira Heine é a convidada da vez para o Curta leitura, onde apresentará textos poéticos de sua autoria que estão publicados nos livros “Nasça Mulher” e “A poesia da língua”.
14h – Curta Conversa com Osmar Tolstói
Osmar Tolstói compartilhará preciosidades de sua produção literária marcada pelo entrelace entra a arte-educação e literatura, e compartilhará episódios de sua trajetória, seus primeiros poemas na infância e a origem de seu apelido ‘Tolstói”.
16h – Curta Poesia com Denisson Palumbo
O produtor de folhetos de cordel e livretos de poesias Denisson Palumbo traz a sua poética através do cordel, com sua potência poética.
20 de julho
10h – Curta leitura com Adilson Passos
Adilson Passos apresentará a sua produção literária, trazendo nuances de seu livro “As Mulheres Abayomi”, que traz a cultura africana, as mulheres, suas lutas e costuras de confiança como inspiração.
11h – Curta Conversa com Sérgio Bahialista
Sérgio Bahialista conversa com o público sobre sua poesia, produção literária e as experimentações arte-educativas a partir de conexões nascidas nas rememorações do poeta.
14h – Curta Leitura com Isadora Silva
Representando o Recôncavo Baiano, Isadora Silva conta momentos de pura emoção com leituras de poemas autorais.
16h – Curta Poesia com Sueli Valeriano
A cordelista Sueli Valeriano criou um cordel especialmente para MoLiDê. Com uma performance poética, a linguagem do cotidiano baiano será exaltada de forma lúdica e criativa através das rimas da poesia popular.
21 de julho
10h – Curta Leitura com José Carlos Vaz
Bule Bule volta à cena como centro de um poema de autoria do poeta jequieense José Carlos Vaz.
11h – Curta Poesia com Ludmila Singa
Singa e oferecerá ao público suas poesias e composições com a mistura poética das ruas com referências teóricas que alimentam o seu cotidiano e ser artístico.
14h – Curta Poesia com Maviael Melo
O poeta, cordelista e cantor Maviael Melo apresentará a poesia “Estamos, Não Samos!”, de sua autoria.
19h – Bate-papo ao vivo “Cordel: o que que a Bahia tem?” com Sueli Valeriano e Bule Bule. Mediação Anielle Oliveira
Nesse bate-papo, Bule Bule e Sueli Valeriano, dois grandes nomes da literatura oral, dialogam sobre repente e cordel nas terras baianas.
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.