Mormaço Editorial estreia no mercado para dar visibilidade a novos autores nordestinos

A escritora Maria Luiza Machado

Segundo a pesquisa Retratosda Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, entre as dez capitais brasileiras que mais leram em 2019, cinco delas ficam no Nordeste. Ao analisar a visibilidade da produção nordestina, não vemos números tão expressivos, mas os novos autores existem e procuram ocupar mais espaço na cena editorial nacional. 

Com o propósito de dar voz e vez a estes escritores estreantes, surgiu, em plena pandemia e em meio ao caos do anúncio da nova tributação de livros, a Mormaço Editorial, com o objetivo de dar visibilidade às publicações independentes nordestinas, valorizando a pluralidade. A marca baiana — uma iniciativa dos escritores e editores Maria Luiza Machado e Daniel Pasini — também vai abrir espaço para outras publicações, além de projetos e antologias desenvolvidos pelos sócios. 

Segundo Maria Luiza, a editora responsável pela Mormaço, não é possível falar em uma “literatura nordestina” de forma unificada.

“Existe uma grande diversidade no que é publicado, como não poderia deixar de ser, considerando o tamanho e as particularidades dos estados da região e dos grupos de pessoas que a compõem: mulheres, homens, jovens adultos, LGBTQI+, independentes etc”, observa.

Ela aponta que o mercado editorial nordestino está passando por uma espécie de reformulação, com o aumento do cenário independente. “É um mercado em transformação, com mais novos e jovens escritores conseguindo ocupar mais espaços.”

Porém, um novo autor não precisa, necessariamente, investir na publicação independente: “A Mormaço Editorial trabalha com recebimento de originais, de forma periódica; uma forma interessante de se publicar, principalmente quando se trata de um primeiro livro”. A ideia, de acordo com Maria Luiza, é ser uma editora que oferece acolhimento aos escritores e, sobretudo, reconhecimento e identificação. 

Primeiro lançamento feito totalmente por mulheres
“Muita gente chega até mim com dificuldades para publicar. Quero dar espaço para esses autores, explicar todo o processo de publicação de um livro, prestar um serviço de consultoria mesmo, dizendo tudo que não me explicaram quando lancei o meu primeiro livro”, destaca a escritora que publica a sua terceira obra “Tantas que aqui passaram”, a primeira da Mormaço Editorial, viabilizada via Catarse. 

“Nela, eu conto, em forma de poemas narrativos, fragmentos e cenas que fazem parte da história de diferentes mulheres”, resume. O livro também foi totalmente produzido por elas: a edição é da escritora, cordelista e poeta Jarid Arraes e o projeto gráfico é assinado pela poeta e ilustradora Isabela Sancho. O posfácio ficou por conta da antropóloga, colagista e também escritora Monique Malcher. 

Além da editora, a dupla de sócios criou a Revista Mormaço, publicação digital que reúne textos produzidos por uma equipe fixa de escritores e também enviada por voluntários e colaboradores. Mais informações podem ser acessadas pelo site: www.mormacoeditorial.com.br. As informações são da assessoria da Mormaço.

Fotos: João Régis Novaes/Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias