Ministro da Educação anuncia mudanças no sistema de avaliação a partir de 2019

Durante coletiva de imprensa que aconteceu nesta quinta (28) em Brasília, o Ministério da Educação anunciou mudanças significativas no Sitema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - que não passava por uma revisão desde 2001. Dentro do atual modelo, o Saeb avalia os estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. A partir de 2019, os estudantes do 9º passarão por questões de ciências da natureza e ciências humanas.

“É importante para a qualidade da educação começarmos a olhar outras áreas, para além de língua portuguesa e matemática”, destacou o Ministro da Educação, Rossieli Soares. Com a inclusão da educação infantil, o Saeb passa a avaliar todo o percurso regular da educação básica.

O MEC quer aplicar, como projeto piloto, testes do Saeb por meio eletrônico já também no próximo ano. A ideia é que alguns alunos façam a prova nos dois formatos: por escrito e digital. As avaliações do Saeb são facultativas para as escolas particulares, mas o governo federal espera ampliar e contar com uma participação cada vez maior das instituições privadas.

Foto: Divulgação/ Ministério da Educação. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias