Ministra Rosa Weber é eleita nova presidente do Supremo Tribunal Federal

redacao@aloalobahia.com

A ministra Rosa Weber e o ministro Luís Roberto Barroso foram eleitos nesta quarta-feira (10) como os novos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Supremo Tribunal Federal. Ambos foram eleitos por 10 votos a um. A posse será realizada no próximo dia 12 de setembro.

Para definição dos seus presidentes, o STF adota um sistema de rodízio, tendo como base o critério de antiguidade. Com isso, é eleito o membro mais antigo e que ainda não tenha presidido o órgão e a escolha é marcada por eleições protocolares, feita entre os próprios ministros do tribunal.

"Em especial nesses tempos tumultuados que nós estamos vivendo, o exercício deste cargo trata-se de um imenso desafio [...] Vou procurar desempenhá-lo com toda serenidade e com a certeza do apoio de vossas excelências, que para mim será fundamental. E sempre na defesa da integridade e na soberania da Constituição e do regime democrático", declarou Weber, que sucede o ministro Luiz Fux no cargo e terá um mandato mais curto porque se aposentará em outubro de 2023, quando completa 75 anos.


 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias