Feira de Santana anuncia retorno da micareta e divulga datas do evento

redacao@aloalobahia.com

Em anúncio feito nesta quarta-feira (6), o prefeito Colbert Martins confirmou a realização da tradicional Micareta de Feira de Santana. Após dois anos suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19, a festa será realizada entre os dias 16 e 18 de setembro.

Tradicionalmente promovida no mês de abril, as novas datas foram definidas após reuniões com entidades, grupos culturais, comércio, representantes de bloco e imprensa.
 

A história da Micareta de Feira de Santana

jwikRS.md.webp
Os primeiros registros da folia fora de época na cidade de Feira de Santana são do ano de 1937, nas ruas do município.

De acordo com a Prefeitura da cidade, o nome “micareta” foi sugerido pelo professor e jornalista Antonio Garcia, em artigo publicado na Folha do Norte. O nome é uma junção da palavra derivada de micareme, que em francês quer dizer quaresma, com a palavra careta.
 

Na época, a festa também teve uma pausa, assim como a que foi feita de 2020 para 2022, mas nesta ocasião, a nota divulgada pela imprensa local afirmava que a festa na rua seria transformada em grandes bailes em local com maior conforto para os associados.
 

A festa de rua voltou a ser realizada no ano seguinte, em 1946, por engraxates de Feira, que criaram a batucada ‘Amante da Folia’ para dividir espaço com a ‘Estrela do Oriente’.
 

Nos anos que se sucedem, a Micareta começa a ganhar a cara da festa que o folião conhece atualmente, com o surgimento de novos blocos, eleição de Rainha e desfile de trios.



Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias