28 Mar 2021
Menelaw Sete realiza quatro obras de arte para homenagear aniversário de Salvador

O artista visual Menelaw Sete, em parceria com a Gestão do Centro Histórico de Salvador, está realizando performances para homenagear a cidade do Salvador pelos seus 472 anos.
Menelaw quer transmitir, por meio da sua pintura, uma mensagem de amor, fé e esperança, nesse momento de pandemia, tão sensível e delicado para a humanidade.
“Neste momento único, é preciso persistir em existir para caminhar em direção ao futuro! Viva Salvador!”, declarou euforicamente o artista, que batizou o conjunto das obras como São Salvador.
Os locais escolhidos, divididos por dia, para a realização dos trabalhos artísticos são:
26/03 - Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, maior centro de fé, religiosidade e sincretismo baiano;
27/03 - Escadaria da Igreja do Passo, símbolo forte da religiosidade, lugar de importância cultural, onde foi gravado o filme ‘O Pagador de Promessas’, de 1962, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes;
28/03 - Porto da Barra, local onde está instalado o Marco da Fundação da Cidade do Salvador;
29/03 - Elevador Lacerda, importante meio de ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Tradicional cartão-postal da cidade, foi o primeiro elevador do mundo a ser utilizado como transporte público. Símbolos de Salvador
De acordo com Menelaw, os quatro locais icônicos foram selecionados por serem símbolos emblemáticos, que possuem grande relação afetiva com a história, a cultura e a religiosidade dos soteropolitanos.
“Viver em Salvador é ter diariamente uma relação intensa com a cultura, o sagrado e a história que transpira nesse lugar”, comentou Gegê Magalhães, diretor-geral do Centro Histórico de Salvador. Topo do Elevador Lacerda
A última performance da série acontecerá segunda-feira, dia do aniversário da cidade, no alto do Elevador Lacerda. Menelaw contou que planeja realizar uma grande e significativa pintura colorida, com múltiplas nuances.
Reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, Menelaw explicou ao site Alô Alô Bahia que pretende, por meio das suas formas características, retratar o amor, a fé, a paz e a esperança.
Como parte da performance, no momento em que o artista baiano estiver realizando essa grande obra, o músico violinista Diego Santana estará tocando a música São Salvador, de Dorival Caymmi.
Para evitar aglomerações, só agora a organização divulgou as datas e enfatizou que a última etapa, no topo do Elevador Lacerda, o público não terá acesso.