Memorial dedicado ao artesanato da Bahia será inaugurado nesta quinta-feira (15), na Barra

redacao@aloalobahia.com

Um novo espaço cultural será aberto nesta quinta-feira (15), em Salvador, para ser visitado por turistas e soteropolitanos. Com acesso livre ao público, o Memorial do Artesanato Baiano vai funcionar no primeiro andar da sede da Coordenação de Fomento ao Artesanato, localizada no Largo do Porto da Barra, 2.

Em sua estreia, o local abrigará a exposição Maestrias do Artesanato Baiano, que reúne peças importantes e históricas de acervo e, também, atuais, concebidas por artesãs e artesãos baianos, além de uma galeria pop-up para a venda de uma seleção de produtos artesanais com técnicas diversas.
Php5Ab.md.jpg
Um dos destaques do lugar é a diversidade das peças de cerâmica que vão desde as clássicas do barro de Maragogipinho até a cerâmica contemporânea.  O curador Rodrigo Lyra selecionou peças representativas de cada tipologia, como o barro, madeira, ferros e metais, entre outras.  São objetos de mestres e mestras como Louco (Cachoeira), Pedro Santos (Cachoeira), Gerard (Barra), David (Itabuna), JC (Lençóis), Maria dos Anjos (Inhambupe) e Alentícia e Pedro (Cachoeira). As artesãs e artesãos da Associação de Artesãos de Rio de Contas participam com o crivo rústico. 
Php7Nj.md.jpg
“O memorial propiciará a visibilidade de um acervo composto por décadas de história e formada pelos mais belos produtos artesanais. Um espaço importante para manter preservada a memória e a história do artesanato baiano, e que contará com uma programação de exposições, oficinas e cursos, além de se constituir num espaço permanente de formação sobre a produção artesanal da Bahia”, afirma Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre.

O memorial funcionará das 9h às 16h.  A iniciativa é da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre/CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.

Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias