Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção pela 1ª vez em quase 40 anos

redacao@aloalobahia.com

Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, no Havaí, está em erupção pela primeira vez desde 1984. Segundo informações fornecidas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (EUA), nesta segunda-feira (28), apesar da lava estar fluindo por um lado do vulcão, a erupção no Parque Nacional dos Vulcões não ameaça as comunidades.
 
“Todas as indicações são de que a erupção permanecerá na Zona do Rift Nordeste”, disse a agência, em referência a uma área onde um vulcão está se dividindo, permitindo o fluxo de lava. “Gás vulcânico e possivelmente cinzas finas e cabelo de Pele (fios de vidro de lava) podem ser carregados pelo vento”.
 
O Serviço Nacional de Meteorologia de Honolulu afirmou que um “traço de menos de um quarto de polegada” de cinzas pode se acumular em partes da ilha e orientou que passageiros com voos marcados na região verifiquem com a companhia aérea a confirmação do voo antes de se dirigirem aos aeroportos.
 
A Administração Federal de Aviação dos EUA está “monitorando a erupção vulcânica e emitirá alertas de tráfego aéreo assim que o tamanho da nuvem de cinzas for determinado”. Segundo a agência, não há indicação de ameaça às comunidades próximas e nenhuma ordem de evacuação foi emitida.
 
Como precaução, dois abrigos foram abertos, mesmo com 50% das erupções registradas permanecendo na área do cume, sem ameaçar áreas povoadas. As cinzas, segundo as autoridades, podem danificar veículos e edifícios, contaminar o abastecimento de água, interromper o esgoto e os sistemas elétricos e danificar ou matar a vegetação.
 
Foto: USGS. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias