Mãe Carmen do Gantois comemora aniversário nesta quarta-feira (29)

redacao@aloalobahia.com

O ano está para acabar, mas um novo ciclo já começou para Mãe Carmen de Oxalá nesta quarta-feira (29). A ialorixá completa 93 anos de vida, e segue firme e forte à frente de um dos terreiros mais famosos do Brasil, o Terreiro do Gantois Ilê Iyá Omin Axé Tyamassê, no bairro da Federação, em Salvador. 

O legado de Mãe Carmen pode ser melhor compreendido no documentário ‘Obatalá, o Pai da Criação’, lançado no ano passado pela Gege Produções. O filme mergulha na cultura afro-brasileira a partir do processo de gravação do álbum ‘Obatalá: Uma Homenagem à Mãe Carmen’, que celebra a grande líder do Gantois.

Entre os que saúdam Mãe Carmen na obra, grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Alcione, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Matheus Aleluia, Jorge Ben e Daniela Mercury. O disco que saiu do projeto foi indicado ao Grammy Latino 2020, na categoria melhor álbum de Raízes em Língua Portuguesa. 

Mãe Carmen é a filha mais nova da também lendária Mãe Menininha do Gantois, e além da parte religiosa, promove ações sócio-educativas junto à comunidade da Federação. Na parte cultural, empreendeu ações voltadas para acessibilidade à memória da religiosidade de matriz africana no Brasil.

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias