Lula embarca nesta quinta (9) para encontro com Joe Biden nos Estados Unidos

redacao@aloalobahia.com

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quinta-feira (9) para os Estados Unidos. Lá, segundo o Ministério das Relações Exteriores, o presindente do Brasil se encontrará com o presidente norte-americano, Joe Biden, na sexta-feira (10), na Casa Branca, em Washington. 

"Bom dia. Hoje embarco aos EUA, onde me reunirei com o presidente Joe Biden na Casa Branca. Queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no mundo e contra as fake news", escreveu Lula nas redes sociais.

Entre as principais pautas do encontro, três são tidas como temas centrais: Meio Ambiente, Direitos Humanos e Democracia.

Simbolismo

O simbolismo desta visita aos EUA é grande, em função de características semelhantes que marcaram as vitórias dos dois líderes em suas eleições, contra presidentes vistos como de extrema direita, Jair Bolsonaro e Donald Trump. Eles também assumiram os cargos em um cenário de denúncias não comprovadas de fraude eleitoral, que estimularam ataques radicais, tanto no Capitólio, em janeiro de 2021, quanto contra sedes dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro deste ano.

Este é o terceiro país visitado por Lula desde que tomou posse, em 1º de janeiro. O presidente já esteve em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai. Segundo o governo, ainda existe a expectativa de mais duas viagens nos próximos meses, para China e Portugal, mas sem datas confirmadas.

Nos Estados Unidos, Lula estará acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; e da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco.

Fotos: Evaristo Sá e Jim Watson/AFP / Reprodução Estado de Minas. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias