Livro que resgata memória do Corredor da Vitória ganhará lançamento

redacao@aloalobahia.com

O livro "Uma Cidade, Uma Rua, Uma Igreja", com texto do antropólogo e romancista Antônio Risério, será lançado no próximo dia 26 de maio, a partir das 18h, na Igreja Nossa Senhora da Vitória. O projeto conta a história da fundação da Cidade do Salvador, trazendo como elemento central a urbanização da região do Corredor da Vitória e a memória da igreja.
 
A obra, resultado detalhado de pesquisa histórica, bibliográfica, registros fotográficos e do entendimento de todo o processo que compõe a trajetória da cidade até os dias atuais, tem audiodescrição, permitindo acesso por pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia, idosos ou indivíduos com baixa visão.
 
WsaNun.md.jpg
“Pude me debruçar mais sobre alguns aspectos da vida em Salvador, sobre o avanço da cidade em direção à sua área rural (ou sua periferia semiurbana, como em Brotas, na Vitória, na Barra), sobre o Campo Grande, o Corredor e o Largo da Vitória, tanto em suas transas sociais quanto em feitios arquitetônicos, para finalmente chegar à Vitória atual”, revela Risério.

Com 292 páginas, o livro tem uma edição luxuosa, capa dura e traz registros históricos e fotos que destacam os detalhes e a beleza arquitetônica da igrejinha, como a pintura central do teto (abaixo), feita por José Raimundo em 1810. A obra traz também um novo registro de imagens realizado pelos fotógrafos Tarcísio Albuquerque e Alberto Lyra. 
 
WsaeZG.md.jpg
“O livro é um registro importantíssimo para que nós possamos entender que a Paróquia teve um papel fundamental no desenvolvimento do Corredor da Vitória. Por meio de ações religiosas e sociais, a nossa igreja é uma referência para que a fé tenha um sentido na vida das pessoas”, destaca Padre Luís Simões, pároco da igreja, que será agraciada com o lucro das vendas da obra, que custará R$ 100.
 
O projeto é uma produção da P55 Edição e conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal e patrocínio da GPE Global Participações em Energia S.A.
 
WsaOjs.md.jpg
A versão digital do livro pode ser baixada no site www.livroparoquiadavitoria.com.br.
 
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias