Livro de Mateus Morbeck sobre óleo nas praias recebe Menção Honrosa no Prêmio de Fotografia de Paris

redacao@aloalobahia.com

O livro 'Maré de Agosto', de autoria do artista visual baiano Mateus Morbeck, recebeu menção honrosa no PX3 – Prix de la Photographie 2021 em Paris, na França. A publicação trata do derramamento de óleo no litoral brasileiro, com maior impacto nas praias do Nordeste, ocorrido a partir de agosto de 2019. 

Trata-se de uma publicação híbrida que traz não apenas registros fotográficos, mas também reflexões visuais sobre a tragédia e o que o artista vivenciou no período.

O concurso PX3, por aqui também chamado de Prêmio de Fotografia de Paris, tem como objetivo promover a apreciação da fotografia, descobrir talentos emergentes e apresentar fotógrafos de todo o mundo à comunidade artística. Criado em 2007, se tornou um dos prêmios de fotografia mais prestigiados da Europa.

Foto6-Mar-de-Agosto-livro-Mateus-Morbeck-artistavisual-Bahia-foto-Divulgacao Foto2-Mar-de-Agosto-livro-Mateus-Morbeck-artistavisual-Bahia-foto-Divulgacao Foto1-Mar-de-Agosto-livro-Mateus-Morbeck-artistavisual-Bahia-foto-Divulgacao

Sobre o livro
A publicação remonta agosto de 2019, mês em que a Bahia e outras regiões litorâneas do país (especialmente o Nordeste) registrou um dos maiores crimes ambientais em extensão de que se tem notícia no país.

As pequenas manchas escuras avistadas nas praias da Paraíba, logo se transformariam em milhares de toneladas de petróleo cru se alastrando pelo litoral brasileiro.

Até hoje nenhum responsável foi identificado ou mesmo punido, não se sabe como o óleo chegou, o volume derramado ou sequer a real extensão dos danos causados.

A cada nova praia, manguezal ou estuário atingidos, as consequências trágicas do maltrato reiterado ao meio-ambiente ressaltavam a falta de importância dispensada, oficialmente, às questões ambientais e às desigualdades regionais no Brasil de hoje. “Registro para que não se esqueça, mostro para que se importe”.

Mateus-Morbeck-artistavisual-Bahia-foto-Divulgacao
O artista plástico baiano Mateus Morbeck

Apoios
Desenvolvido no âmbito do Projeto Ativa Atelier em parceria com a editora Origem e apoio do Grupo Guardiões do Litoral, ‘Maré de Agosto’ foi lançado em março deste ano.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias