Litoral baiano “ainda em descoberta” é opção para quem busca refúgio nas férias

O litoral sul da Bahia tem se tornado um dos principais destinos para a temporada de férias no Brasil. A rota turística, que abriga a Costa do Descobrimento, é composta por regiões que oferecem calmaria, beleza e natureza, como a cidade de Belmonte e a Vila de Santo André, que pertencem ao município de Santa Cruz Cabrália. Verdadeiros “oásis” para quem procura sossego, sol e água quente, além da gastronomia baiana, que é uma atração à parte.

Com aproximadamente mil habitantes, o vilarejo de Santo André reúne atrativos únicos, ideais para o turismo de experiência, ou seja, para quem busca “viver o lugar e o que ele oferece”, e respeitando o meio ambiente. O local tem atraído brasileiros, em especial, mineiros e paulistas, além de estrangeiros.
 

Vizinhança histórica

A cidade de Belmonte, que abriga uma população de, aproximadamente, 20 mil habitantes, está localizada a 39km de Santo André. A região oferece uma história única, além de compartilhar uma rica herança cultural, principalmente pelas memórias deixadas pelas fazendas de cultivo do cacau, que datam do século 18, época em que a cidade era conhecida como a terra desse fruto. 

Uma das atrações que fazem parte do calendário de Belmonte é o “Encontro de Filarmônicas”, um dos principais eventos musicais da Costa do Descobrimento que reúne mais 500 músicos de vários estados brasileiros.


Sabores

A gastronomia, recheada de tempero baiano e frutos do mar, é outro ponto forte desse paraíso. Alguns dos destaques da região são os restaurantes Maria Nilza, na Praia do Guaiú, famoso pelos pratos com polvo, o Ponta de Santo André, El Floridita, Vila Araticum, Victor Hugo, Santannas, Gaivota, Paralelo 16 e o Caju.

Os amantes da lagosta podem aproveitar o “Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento”, que acontece todo ano, no mês de setembro. No evento, os principais restaurantes servem pratos com o crustáceo durante uma semana.

Quem quiser também pode fazer um trajeto de escuna pela Ilha dos Doces, e aproveitar para degustar os sabores da região e tomar banho de lama no mangue. Na vila há vários roteiros de escunas, tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Rio João de Tiba, já que Santo André é cercada por ambos.



Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

 

NOTAS RECENTES