Listamos os motivos para assistir à Persuasão, estreia da Netflix que vem dando o que falar

Não é de hoje que os livros da escritora inglesa Jane Austen (1775 -1817) são adaptados para o cinema. Razão & Sensibilidade, Orgulho & Preconceito, Emma e tantos outros. O próprio Persuasão, que acaba de ganhar uma adaptação, tem outras quatro versões anteriores (1960, 1971, 1995 e 2007). Por isso, fizemos uma lista de motivos para você assistir ao lançamento, que estreou nesta sexta-feira (16), na Netflix, e já está causando burburinho.

1) Esta versão de Persuação foi conduzida por uma mulher, a diretora teatral Carrie Cracknell, em sua estreia para o cinema, que apresentou uma obra na qual a Anne Elliot interpretada por Dakota Johnson traz um protagonismo feminino valioso nos tempos atuais.

2) A Anne deste Persuasão conversa com a lente, quase como em um vlog, questionando regras da sociedade, sendo irônica e tomando bastante vinho (quem nunca)? No romance de Austen, a protagonista rompe seu noivado com Frederick Wentworth (interpretado por Cosmo Jarvis no novo filme) e passa a ver seu primo William Elliot (Henry Golding) como um possível pretendente.
wNlCBI.md.jpg
3) Os fãs de Jane Austen não gostaram muito da ironia "leve" dessa Anne, já que o livro é considerado um dos mais tristes de sua bibliografia, porém vale lembrar que suas obras criticam os romances de sensibilidade da segunda metade do século XVIII justamente através de ironias e críticas sociais ácidas, um dos motivos do sucesso da autora.

4) Com 109 minutos repleto de diálogos rápidos e personagens afetados, o filme passa rapidinho, mas pode frustrar quem acostumou com a intensidade de Razão & Sensibilidade – com Emma Thompson e Kate Winslet – e de Orgulho & Preconceito – com Keira Knightley. Esta versão 2022 de Persuasão tem um jeito pop que lembra a série de sucesso Bridgerton e tem dividido a opinião dos críticos.
wNlJdg.md.jpg
5) Vale destacar a escolha por um elenco diverso, com atores não-brancos encarnando personagens importantes da trama, entre eles a nigeriana Nikki Amuka-Bird como Lady Russel e o malaio Henry Golding, famoso por seu papel em Podres de Ricos (2018).

Confira o trailer:​

Depois de assistir, conta pra gente o que você achou.


Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES